Aula FMUP

Doze2 oradores vão procurar “inspirar” a comunidade académica com o seu exemplo. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

O Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe no próximo dia 24 de outubro, a primeira edição do TEDxUniversityofPorto​, um evento que pretende “mostrar o que de melhor e mais inspirador” se faz na U.Porto.

Durante um dia, 12 oradores provenientes de diferentes faculdades e áreas do saber, terão a oportunidade de partilhar o seu percurso pessoal e profissional e, desta forma, “inspirar” a comunidade académica. O evento terá como tema “Connecting the Dots” e pretende simbolizar “a união dos membros da U.Porto e de todas as ideias capazes de mudar o mundo que aqueles desenvolvem no dia-a-dia”, destaca a organização.

No painel de oradores não faltarão nomes ligados ao ensino mas também à investigação científica. É o caso da cientista Inês Gonçalves, investigadora do INEB e uma vencedoras da 10ª edição das prestigiadas “Medalhas de Honra L‟Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência”. Já a comunidade docente estará representada por figuras como  Paulo Vasconcelos e Sofia Castro Gothen, vencedores da última edição do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto.

Entre a comunidade estudantil, será possível descobrir na primeira pessoa o percurso de Luís Pinto, estudante de Engenharia Mecânica na FEUP que, quando o curso já ia a meio, decidiu partir para uma viagem à volta do mundo. Já Ana Catarina Correia, estudante do Mestrado em Sociologia na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), vai partilhar os esforços que tem vindo a desenvolver na promoção do exercício de uma “cidadania sem barreiras” para as pessoas portadoras de deficiências, trabalho reconhecido este ano com o Prémio de Cidadania Ativa da Universidade Porto

As inscrições para o primeiro TEDxUniversityofPorto já se encontram encerradas, por limitação de lugares.

Mais informações em http://tedx.up.pt/.