Bibiana Correia apresentou a comunicação vencedora no XIX Congresso da SPO (Foto:DR)

Quatro estudantes do Mestrado em Cirurgia Ortognática e Ortodontia (MCOO) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) venceram o primeiro prémio atribuído no XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia, que decorreu entre os dias 4 e 6 de outubro no Museu do Oriente, em Lisboa.

Bibiana Correia, Ana Avelar, Inês Martins e Liliana Amado receberam o primeiro prémio com a comunicação “Síndrome Treacher Collins e Pierre Robin: Abordagem multidisciplinar”. O trabalho baseia-se na explicação dos dois síndromes e na descrição da abordagem multidisciplinar nesses casos, principalmente os tipos de intervenção ortodôntica e ortopédico-cirúrgica previstos.

O síndrome de Treacher Collins consiste numa anomalia craniofacial congénita rara e hereditária com transmissão autossómica dominante. Os portadores deste síndrome apresentam, assim, deformidades cranio-faciais com diferentes manifestações clínicas e graus de severidade. Já o síndrome de Pierre-Robin diz respeito a uma mal-formação caraterizada pela hipoplasia mandibular em vários graus e glossoptose no sentido posterior, podendo causar diferentes níveis de distúrbios respiratórios.

As autoras salientam que a abordagem do paciente portador destes síndromes deve ser individualizada para melhor responder às necessidades, sendo por isso levada a cabo por uma equipa multidisciplinar que inclui especialidades como Pediatria, Cirurgia Plástica, Terapia da Fala e Psicologia.

A comunicação oral distinguida foi realizada sob a orientação de Armando Dias da Silva e João Correia Pinto, docentes da FMUP.

De relembrar que na XXIV Reunião Científica Anual da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial (SPODF) realizada no mês de maio em Coimbra, a estudante do mesmo mestrado, Patrícia Amorim, foi distinguida com o prémio de melhor comunicação científica, tendo o segundo prémio sido entregue aos estudantes Orlando Lino e Isabel Ventura.