Fredrik Reinfeldt é Primeiro-Ministro da Suécia desde 2006. (Foto: DR)

Às 18 horas desta quarta-feira, dia 27 de março, a Universidade do Porto vai receber o Primeiro-Ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, para uma conferência/debate sobre a experiência sueca de reforma do Estado.

No Salão Nobre da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos), Fredrik Reinfeldt, de visita oficial à cidade, vai falar sobre a reorganização do Estado da Suécia ocorrida nos anos 90 e fazer a ponte com a reorganização do Estado português, um dos temas mais discutidos na atualidade política nacional

A conferência vai estar dividida em duas partes. Na primeira, Fredrik Reinfeldt vai apresentar o modelo e na segunda parte vai debater esta apresentação com uma plateia composta maioritariamente por professores e investigadores universitários.

Líder do Partido da Coligação Moderada, de ideologia liberal democrata, Fredrik Reinfeldt assumiu o cargo de Primeiro-Ministro da Suécia em 2006, tendo sido reeleito para um segundo mandato em 2010.  Entre julho e dezembro de 2009, assumiu também a presidência do Conselho Europeu.

A sessão desta quarta-feira é aberta ao público, ainda que a lotação da sala já se encontre esgotada.