Inês Oliveira (esq.) e Joana Branco (dir.) exibem a medalha de ouro ao lado do treinador da equipa de remo da Universidade do Porto, David Ricardo Cardoso.

Ao quinto dia dos Jogos Europeus Universitários 2018 que decorrem em Coimbra, Portugal conquistou as suas primeiras medalhas na competição pelas mãos de duas estudantes atletas da Universidade do Porto. Joana Branco e Inês Oliveira sagraram-se campeãs da Europa ao vencer as provas de remo em skiff ligeiro cujas finais decorreram a 18 de julho.

O dia começou com o ouro de Joana Branco em skiff ligeiro individual feminino (LW1x). A estudante da U.Porto completou a final da categoria em 8m13,17s, bastante distanciada da holandesa Tosca Kettler, da Universidade de Ultrecht, e da húngara Dorina Kiffer, da Universidade Corvinus de Budapeste, que completaram os restantes dois lugares do pódio com os tempos de 8m19,54s e 8m26,63s, respetivamente.

Mas Joana Branco acabaria por repetir o feito ao início da tarde, desta vez em double scull (LW2x), formando equipa com Inês Oliveira. As duas remadoras da U.Porto venceram a final de pares em 8m06,24s, à frente da dupla da Universidade de Wurzburg (Alemanha) e de Twente (Holanda), que conquistaram respetivamente a prata e o bronze com os tempos de 8m08,42s e 8m09,87s.

Duas vitórias que colocam, no momento, a Universidade do Porto como a terceira instituição com o maior número de medalhas de ouro da competição e que abriram caminho à inscrição do nome de Portugal nos pódios destes Jogos Europeus. Um exemplo seguido pelos remadores masculinos da Universidade de Coimbra, que conquistaram o ouro em LM2x e o bronze em LM2-, rematando o dia com um total de quatro medalhas para Portugal.

As estudantes atletas da U.Porto conquistaram as primeiras medalhas para Portugal dos Jogos, tornando-se no destaque do quinto dia de competição.

Os Jogos Europeus Universitários (EUG2018) são a maior competição de desporto universitário da Europa, organizados bienalmente pela European University Sports Association (EUSA). Nesta edição, a primeira a decorrer em Portugal, mais de 4000 estudantes atletas de todo o continente competem em 13 modalidades desportivas ao longo de todo o torneio, que arrancou a 15 de julho e terminará a 28 deste mesmo mês.

A Universidade do Porto tem em Coimbra a sua maior delegação de sempre em competições internacionais, constituída por perto de 150 estudantes atletas, em 11 modalidades. Esta é uma das maiores delegações da comitiva portuguesa, constituída no total por 500 estudantes atletas, distribuídos por 44 equipas representantes de 13 instituições de Ensino Superior nacionais.