Susana Barbosa tem formação na área da Física e Matemática Aplicada.

Susana Barbosa tem formação na área da Física e Matemática Aplicada.

A investigadora Susana Barbosa escolheu o INESC TEC para desenvolver o projeto “Coastal climate change, sea-level variability and extremes in the Eastern Atlantic”, ao abrigo do Programa Investigador FCT, que atribui financiamento durante cinco anos aos cientistas mais promissores e talentosos, para que possam desenvolver o seu trabalho.

Susana Barbosa está agora a iniciar o segundo ano do contrato. O seu trabalho foca-se no estudo do clima costeiro, nível do mar e extremos no Atlântico. A investigadora pretende, a partir de agora, trabalhar não só com o objetivo de desenvolver conhecimentos académicos, mas também tendo em vista aplicações práticas dos seus estudos, por exemplo na área dos recursos do mar e energias renováveis.

A investigadora destaca o facto de o INESC TEC valorizar a interdisciplinaridade, o que é extremamente benéfico para o desenvolvimento do seu projeto, devido à sua natureza que exige que várias áreas se cruzem. “A interligação dos diversos Centros do INESC TEC permite criar pontes entre pessoas e áreas de investigação e essa é uma grande mais-valia”, refere.

Durante o primeiro ano de contrato Susana Barbosa desenvolveu a sua investigação no Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa, instituição onde trabalhou nos últimos seis anos e com a qual continuará a colaborar. Formada na áera da Física e Matemática Aplicada, a investigadora é doutorada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.