UPTEC_EdifícioCentral

Cavaco Silva vai inaugurar a mais recente inafraestrutura do UPTEC.

O Edifício Central do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto será oficialmente inaugurado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no dia 20 de junho.

Com uma área total de construção de 21.368m2 e capacidade máxima para 80 empresas (com salas entre 30m2 e 300m2), o Edifício Central do UPTEC triplica o espaço disponível do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto para a incubação de empresas criadas por estudantes, professores ou investigadores da Universidade.

Organizado em quatro polos espalhados pelas cidades do Porto e Matosinhos – Pólo Tecnológico, Pólo de Biotecnologia, Pólo das Indústrias Criativas e Pólo do Mar –, o UPTEC alberga atualmente 165 projetos empresariais, entre startups, empresas âncora e centros de inovação de grandes empresas nacionais e internacionais (da Vodafone, da Microsoft, da Fraunhofer, da Altran, da Efacec ou da Sonae Indústria).

Criado em 2007 como estrutura de apoio à transferência de conhecimento entre a Universidade e o Mercado, o UPTEC é o principal instrumento da Universidade do Porto para desenvolver a sua Terceira Missão – a valorização do conhecimento no mercado, através do apoio ao desenvolvimento de projetos empresariais intensivos em conhecimento.

UPTEC_EdifícioCentral

Vista interior do Edifício Central do UPTEC.

Com mais de 1200 postos de trabalho criados, um impacto anual no PIB nacional de 31,85 Milhões de Euros e a geração de receita fiscal na ordem dos 6,25 Milhões de Euros, o UPTEC tem levado a cabo a sua missão com um sucesso assinalável, tendo-se assumido como uma peça essencial do desenvolvimento económico da região e do país.

A visita do Presidente da República é mais um reconhecimento oficial do papel desempenhado pelo UPTEC na promoção do empreendedorismo e na criação de valor através da transferência de conhecimento.

Um reconhecimento que foi recentemente feito também pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e que teve o seu expoente máximo em 2013, quando a Comissão Europeia atribuiu ao UPTEC o Prémio Regiostars na categoria de “Crescimento Inteligente”.

Localizado no Polo da Asprela, junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, o Edifício Central do UPTEC representa um investimento total de 14,6 milhões de Euros. A Fase I da obra teve um custo de 5,72 Milhões, comparticipados em 75% pelo Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME) do QCA III. A Fase II teve um custo de 8,925 milhões, comparticipados em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 do QREN.