Jorge Carlos Fonseca

Jorge Carlos Fonseca assumiu a presidência de Cabo Verde em em 2011. (Foto: DR)

Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, vai estar esta segunda-feira, 30 de março, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), para dar uma conferência sobre ” Cabo Verde: Constitucionalismo, Independência e Democracia”.

Natural de Mindelo, na ilha de Cabo Verde. Jorge Carlos Fonseca é licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi assistente graduado na FDUL e professor convidado de Direito e Processo Penal no Instituto de Medicina Legal de Lisboa, em 1986, e Diretor Residente e Professor Associado Convidado na Universidade da Ásia Oriental de Macau entre 1989 e 1990. Autor de vários livros e trabalhos científicos e técnicos no domínio do direito, foi ainda professor e presidente do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e presidente do conselho de administração da fundação “ Direito e Justiça”.

Em paralelo com a carreira académica, foi diretor-geral da Emigração e Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. Membro fundador do Movimento para a Democracia (MpD), em 1990, candidatou-se pela primeira vez às eleições presidenciais de Cabo Verde em 2001, tendo perdido a corrida para Pedro Pires, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV). Voltaria a candidatar-se em 2011, vencendo as eleições e tornando-se assim, o quarto presidente de Cabo Verde independente.

Em 2012, recebeu o Grande Colar da Ordem do Infante D.Henrique e a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Com entrada livre (limitada à capacidade da sala), a conferência tem início às 15h30. A FDUP apela à participação de todos, em especial dos estudantes e da comunidade cabo-verdiana radicada em Portugal.

Mais informações aqui.