Frank-Walter Steinmeier visita o UPTEC no dia 2 de março. (Foto: Presidência da República da Alemanha)

Frank-Walter Steinmeier vai estar na próxima sexta-feira no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. No dia 2 de março, o Presidente Federal da Alemanha visita a cidade do Porto e a primeira paragem é no Edifício Central do UPTEC.

O Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, dá início à visita com uma sessão de boas-vindas. Ainda no auditório, a diretora executiva do UPTEC, Clara Gonçalves, apresenta o UPTEC à comitiva alemã e a algumas personalidades da Universidade do Porto.

Addvolt, Bottlebooks, Fibersail, HPS e XING são as empresas instaladas no UPTEC que vão estar presentes num pequeno showroom, onde vão ter a oportunidade de mostrar ao Presidente da Alemanha o que de melhor se faz nas mais diversas áreas de atividade – software, energia e engenharia aerospacial são apenas alguns exemplos. Cada uma destas startups vai dar a conhecer o seu negócio ao Chefe de Estado alemão num pitch de 2 minutos.

Segue-se uma visita ao Gabinete de Desenvolvimento de Produto do UPTEC e à Ideia.M, onde Frank-Walter Steinmeier vai encontrar-se com alguns estudantes alemães da cidade do Porto. Haverá ainda tempo para uma passagem pelo Fraunhofer, instituto alemão que tem um centro de pesquisa e desenvolvimento no UPTEC.

Antes da partida para a Casa Museu Guerra Junqueiro, o Presidente alemão vai ainda inaugurar o LOOP, a estrutura desenhada pela startup FAHR 021.3 para o jardim do UPTEC.