Frank-Walter Steinmeier conheceu algumas da inovações produzidas no UPTEC. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, aplaudiu esta sexta-feira a capacidade da Universidade do Porto, e nomeadamente do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, em aproximar a investigação dos estudantes às empresas privadas.

“O UPTEC é um exemplo de como a conjugação da ciência, investigação e inovação pode resultar em benefícios para a sociedade. Após anos de crise, é muito gratificante perceber que a economia de Portugal está a crescer e estão a ser criados novos empregos. Os jovens europeus atualmente veem boas oportunidades de futuro em Portugal”, afirmou o governante alemão na sua página oficial de Facebook, após a visita que efetuou, durante a manhã, ao “berço da inovação” da U.Porto (ver fotogaleria abaixo).

Após as boas-vindas do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, Frank-Walter Steinmeier assistiu à apresentação do UPTEC, que ficou a cargo da diretora executiva, Clara Gonçalves.

De seguida, o Chefe de Estado alemão conheceu alguns projetos do UPTEC. A Addvolt, XING, FAHR 021.3, FASTinov, Bottlebooks e Fibersail tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias, assim como de responder às perguntas do Presidente alemão e da sua comitiva.

Visita incluiu um encontro com estudantes alemães da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Antes de seguir para a restante visita à cidade, Steinmeier esteve ainda com alguns estudantes alemães da Universidade do Porto e recebeu das mãos de José Novais Barbosa, presidente do UPTEC, duas peças em cortiça: um suporte para garrafa de vinho do Porto e um candeeiro – artigos produzidos pela IDEIA.M no Gabinete de Desenvolvimento de Produto do UPTEC.

Visita do Presidente da Alemanha ao UPTEC