Rui Mesquita desenvolveu o  trabalho premiado em pós-doutoramento no ILCML/FLUP. (Foto: DR)

Foram divulgados no passado dia 1 de novembro os vencedores dos Prémios P.E.N. Clube Português 2017, galardões que distinguem as melhores produções publicadas no ano passado nas diversas áreas de Ensaio, Novelística, Poesia e Primeira Obra.

O prémio na categoria de Ensaio foi atribuído a Rui Miguel Mesquita, doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com a obra “A Situação e a Substância: cinco ensaios sobre a ficção de Virginia Woolf e de Maria Velho da Costa” (Afrontamento/ILCML, 2016). O trabalho distinguido foi desenvolvido em pós-doutoramento no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML).

O prémio foi atribuído por decisão unânime do júri composto por Ricardo Gil Soeiro, Carlos Mendes de Sousa e João de Mancelos. Entre os cinco finalistas contava-se também Pedro Eiras, investigador e docente ILCML/FLUP, com a obra “Constelações 2: ensaios comparatistas” (Afrontamento/ILCML, 2016).

Entrega dos prémios P.E.N. Clube Português em 2016. (Foto: DR)

Este é o segundo ano consecutivo em que um investigador do ILCML/FLUP é distinguido com este prémio. Em 2016, a premiada foi Marinela Carvalho Freitas, investigadora do ILCML/FLUP, com a obra “Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas faces?” (Afrontamento/ILCML, 2015).

Os Prémios P.E.N. Clube Português 2017 têm o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e serão entregues no próximo dia 21 de novembro, na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em Lisboa.

Sobre Rui Miguel Mesquita,

Com um percurso académico inteiramente ligado à Faculdade de Letras da U.Porto, Rui Miguel Mesquita é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Ingleses (1997) e mestre em Estudos Anglo-Americanos (2002). Em 2009, conclui o doutoramento no Ramo de Conhecimento em Literatura com a tese “A Modernidade Romântica: Uma Leitura Comparativa dos Poetas Sophia de Mello Breyner Andresen e John Keats”. As suas principais áreas de investigação incluem a narratologia e os estudos românticos.