A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) sempre esteve na mira de Rui Alves. “Nunca pensei sequer num plano B!”, confessa o estudante do 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação que “desde que era pequeno sabia que queria seguir Informática”. Apesar das dificuldades sentidas com a entrada na faculdade, admite ter gostado muito da “receção ao caloiro na Reitoria”, evento que “dá oportunidade a todos os recém-chegados de conhecerem bem a cidade”. Em jeito de balanço dos quase dois anos passados na U.Porto, Rui garante que “a experiência tem sido excelente”, à imagem do desempenho que vem evidenciando no curso.  A média de 18,85 valores com que terminou o primeiro ano valeu-lhe um lugar entre os vencedores do Prémio Incentivo 2018.

– O que te levou a escolher a U.Porto?

Desde que era pequeno que sabia que queria seguir Informática. Como sempre morei no Porto, desde cedo que defini como objetivo principal entrar na Faculdade de Engenharia. Nunca pensei sequer num plano B! Vim também a descobrir ao longo dos anos que é uma Universidade de excelência reconhecida internacionalmente.

– O que gostaste mais e menos neste primeiro ano na Universidade?

Gostei muito da receção ao caloiro na Reitoria da Universidade. Os estudantes recebem, entre outras coisas, uma pulseira que permite ter entrada gratuita em imensos locais turísticos do Porto, o que dá oportunidade a todos os recém-chegados de conhecerem bem a cidade. Ao início entrar na faculdade foi uma mudança estranha e assustadora, mas rapidamente me adaptei ao ritmo e posso seguramente dizer que nunca estive melhor!

– Uma ideia para melhorar a U.Porto?

Gostava que a voz dos estudantes fosse mais ouvida no que toca a decisões pedagógicas. São os estudantes que têm diariamente contacto com as decisões que são tomadas e têm, portanto, uma importante opinião que deve ser ouvida.

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Até agora a minha experiência com a U.Porto tem sido excelente. Espero que continue a proporcionar aos estudantes uma experiência académica positiva, que continue a crescer como instituição e que seja cada vez mais reconhecida a nível internacional.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o teu futuro?

Mais do que um reconhecimento de muitas horas de trabalho, este prémio é uma enorme ajuda a nível financeiro.