Se há algo de que João Ferreira não se arrepende é de ter optado pela “Universidade mais prestigiada do país na área das Engenharias” quando ingressou no Ensino Superior , em 2016.  Mais de um ano depois, o estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia  da U.Porto (FEUP) elogia o ambiente da instituição e, em particular, os professores que encontrou. “A grande maioria mostra-se constantemente disponível, dentro e fora do horário de aulas”, nota o estudante. Foi também graças a esse apoio que João Ferreira terminou o primeiro ano do curso uma média de 19,03 valores, merecedora de um Prémio Incentivo 2018.

– O que te levou a escolher a U.Porto?

Além da proximidade geográfica, o facto de ser a Universidade mais prestigiada do país na área das Engenharias, e por ter familiares e amigos que atestaram a qualidade do seu ensino. Se pudesse voltar atrás, tomaria novamente a mesma decisão.

– O que gostaste mais e menos neste primeiro ano na Universidade?

Gostei do bom ambiente, tanto em relação a alunos como professores, e do maior nível de autonomia em termos de organização do tempo que nos é dado em relação ao ensino secundário. Antes de entrar na faculdade, ouvia muita gente dizer que grande parte dos professores universitários não se preocupam com os alunos e se limitam somente a “debitar” a matéria nas aulas. Pela minha experiência, tenho a dizer que isso é completamente mentira. A grande maioria dos professores mostra-se constantemente disponível, dentro e fora do horário de aulas, para tirar dúvidas em relação à matéria. Não tenho nenhum aspeto negativo a apontar.

– Uma ideia para melhorar a U.Porto?

Tenho ouvido vários colegas de outras faculdades que não a minha queixarem-se de problemas em relação ao estado de conservação dos edifícios, pelo que acho que isso seria talvez um aspecto a melhorar. No entanto, devo apontar que, em relação à FEUP, não tenho qualquer razão de queixa nesse sentido.

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Desejo à U.Porto que continue a ser a melhor Universidade do país, e que continue a motivar os jovens a enveredar por um ensino de qualidade, que certamente lhes permitirá alcançar excelentes carreiras profissionais.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o teu futuro?

O Prémio Incentivo é, para mim, como o próprio nome indica, um verdadeiro incentivo para continuar a prosseguir os meus estudos com afinco, e acho que é uma excelente iniciativa para os melhores alunos nesse sentido.