Apesar da “pressão aterradora” da época de exames, Carolina Pinto da Costa conseguiu acabar o primeiro ano de Medicina com uma média de 16,95 valores, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Vencedora do Prémio Incentivo em 2018, enaltece o apoio”daqueles que sempre lá estiveram e das novas amizades”. Para a Universidade, a estudante deseja que se olhe o “futuro sem esquecer as conquistas do passado”, para inovar e elevar o nome da instituição na Europa, sem esquecer um maior investimento na construção de uma “ponte entre os estudantes e as empresas”.

O que te levou a escolher a U.Porto?

Sendo eu natural do distrito do Porto e tendo um grande carinho por esta cidade, a U.Porto foi sempre o meu grande objetivo, não apenas pela sua proximidade mas também pela qualidade de ensino e formação que não se limita aos conhecimentos académicos. Esta seria a Universidade que me permitiria tornar uma grande profissional, me envolver na investigação, inovar e, acima de tudo, me formar como uma cidadã pronta a assumir responsabilidades e agir.

– O que gostaste mais e menos neste primeiro ano na Universidade?

Este primeiro ano na Universidade foi sobretudo desafiante, com todas as exigências que surgem neste alto nível de ensino. As pressões dos exames à porta, principalmente com a reduzida época de exames, foi aterradora, mas o suporte daqueles que sempre lá estiveram e das novas amizades que se criam neste novo mundo fazem superar e sair mais forte. Algo de notar são também todas as oportunidades que a faculdade disponibiliza tanto a nível cultural como académico que nos permitem crescer como pessoas.

– Uma ideia para melhorar a U.Porto?

A U.Porto poderia investir numa maior ponte entre os estudantes e as empresas, ajudando os estudantes recém formados a integrar-se no mercado de trabalho, algo que é muito difícil, hoje em dia, no nosso país.

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Desejo que a Universidade do Porto, neste seu 107.º aniversário, olhe para o futuro sem esquecer as conquistas do passado, continuando a Inovar e a Cultivar o talento dos jovens que nela estudam. Que esta mantenha em si os valores que a formam e que conseguiram pôr o seu nome entre as grandes da Europa, de modo a continuar a prosperar e a dar frutos.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o teu futuro?

Este prémio tal como o nome indica começa por ser um grande incentivo a continuar o meu caminho, a dar o meu máximo neste curso e a abraçar novas oportunidades e novos projetos. Além disso, é importante pelo valor que acarreta e que permitirá tirar um pouco da carga sobre os meus pais que fazem os possíveis para que eu e as minhas irmãs possamos concluir os estudos naquilo que queremos e seguir os nossos sonhos.