Apaixonado por Línguas, Literaturas e Culturas, Bruno Almeida passou grande parte do ano de “caloiro” a admirar a biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Vencedor do Prémio Incentivo 2018 por ter concluído o 1.º ano do curso com uma média de 18,1 valores, Bruno sente alegria por não se ter esforçado em vão, mas garante que o prémio “será um lembrete, caso alguma vez fique desmotivado”. 

– O que te levou a escolher a U.Porto?

Acima de tudo, devo confessar que a escolhi por uma questão de proximidade. De qualquer forma, seria impossível de ignorar o prestígio que a uUniversidade tem, sendo isso o que me aliciou ainda mais em relação à minha escolha.

– O que gostaste mais e menos neste primeiro ano na Universidade?

Como aluno da Faculdade de Letras, sinto que é imperativo mencionar a fantástica biblioteca. Perdi a conta do número de livros requisitados e dias ocupados no seu interior. Além disso, destaco também a coleção de professores que tive neste primeiro ano de faculdade; não tenho motivo de queixa em relação a algum.

No que diz respeito a aspetos negativos, devo dizer que acho inconveniente o quão dispersos os diferentes pólos se encontram na cidade. Acho, também, que por vezes se promove Erasmus em demasia; embora uma experiência internacional seja importante, por vezes a sua promoção exacerbada acaba por denegrir a importância da nossa formação nacional.

– Uma ideia para melhorar a U.Porto?

Tendo em conta a minha experiência neste primeiro ano de faculdade, reparei que vários alunos têm interesse somente em concluir a licenciatura. Talvez a universidade se pudesse focar em incitar mais alunos a continuarem os seus estudos, em direção ao mestrado e doutoramento. Isso não só contribuiria para o futuro individual de tais alunos, como também para o prestígio da universidade a nível mundial; seria benéfico para a nossa valente e imortal nação, também. 

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Outros 107 anos de sucesso.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o teu futuro?

Serve como comprovativo que o meu esforço e interesse neste último ano não foram em vão. Será um lembrete, caso alguma vez fique desmotivado, que o meu futuro poderá ser excecionalmente positivo.