Sandra Laranjeira tem 19 anos e completou o primeiro ano da Licenciatura em Belas Artes (vertente pintura) da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) com média de 16.8 valores, em 2012/2013. É por isso é um dos 19 estudantes da U.Porto distinguidos com a edição 2014 do Prémio Incentivo, entregues no Dia da Universidade.

Sandra Laranjeira refere o primeiro ano de ensino superior como uma experiência que lhe “permitiu criar ligações humanas, ricas em partilha de conhecimento teórico e pratico e interajuda”.

– Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Primeiro ano letivo permitiu criar ligações humanas, ricas em partilha de conhecimento teórico e pratico e interajuda.

-De que mais gosta na Universidade do Porto?

A disponibilidade e abertura das pessoas da FBAUP. A relação do professor e aluno surpreendeu-me, porque quando vim para universidade tinha em mente que o contacto seria distante e “frio”, estava enganada, os professores preocupam-se com os alunos,  chamam pelo seu nome, assim o aluno não se sente como mais um dentro da faculdade.

-De que menos gosta na Universidade do Porto?

Dos problemas informáticos que, normalmente, acontecem nos dias de inscrições e da impossibilidade  de fazer algumas cadeiras devido ao congelamento de uma disciplina anterior obrigatória (como por exemplo ilustração II). Do programa de Bolonha que nos retira horas de contacto com os professores, que no meu ponto de vista é essencial para a nossa evolução. Por fim, da falta de recurso humanos e materiais como, por exemplo, pouco espaço da sala de pintura, existência de um professor para 50 alunos, que é o que me toca mais na pele. Mas os problemas não são só estes e a nossa associação de estudantes dá voz aos alunos para tentar resolve-los junto da universidade.

-Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Que continue a preocupar-se  com os seus alunos e elementos que a constituem.  Que dêem mais apoio a universidades que necessitam como, por exemplo, a FBAUP.

-Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Permite “suavizar” os gastos da faculdade.

 

NOTA: ATÉ 21 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOSPRÉMIOS INCENTIVO 2014 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.