Mariana Bragança tem 20 anos e é natural de Viana do Castelo. Chegada à U.Porto em 2012/2013, completou o primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS) com média de 17,38 valores. É por isso é um dos 19 estudantes da U.Porto distinguidos com a edição 2014 do Prémio Incentivo, entregues no Dia da Universidade.

Nas comemorações do 103º aniversário, Mariana Bragança deseja que a U.Porto continue a ser “uma Escola que almeja por contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos, da cidade e de um Portugal sustentável”.

– Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Quando optamos por um caminho abdicamos sempre de algo. Assim, ao entrar na U.Porto tive que sair de casa e “acampar” nesta cidade maravilhosa. Desde que aqui cheguei que me senti em casa e  o tempo passou a correr. Este ano que passou foi muito positivo, conheci pessoas novas, com quem partilhei bons momentos e que me aturaram quando o dia não estava a correr bem. Aprendi imenso, mesmo muito, sobre variadíssimos assuntos (desde a área científica, à arte, passando pela política e religião). Os excelentes professores e colegas fantásticos, amigos que me apoiam e uma família que me suporta, contribuíram, sem dúvida, para este balanço positivo. Custou suportar a pesada carga de trabalho e exigência despropositada de algumas cadeiras, contudo com alguma organização e dedicação tudo ficou feito, sem (muito) prejuízo nas restantes vertentes da minha vida.

 – De que mais gosta na Universidade do Porto?

O Porto é uma cidade turística e atractiva, que acolhe bem os forasteiros, sendo a oferta cultural o que mais me fascina, a par da sua beleza. Embora a cidade onde a U.Porto está integrada não tenha sido o único motivo para a escolha desta universidade, foi sem dúvida um atractivo. Focalizando-me mais na Universidade em si, algo que aprecio é o trabalho científico que a U.Porto produz, parte em parceria com outras instituições, e o apoio e incentivo em prol do mesmo, cedido quer pela U.Porto, como por entidades e instituições públicas e privadas.

 – De que menos gosta na Universidade do Porto?

Como o Representante dos estudantes da Universidade do Porto, Daniel Freitas, referiu na Cerimónia Solene do 103º aniversário da U.Porto, que é necessário um maior apoio por parte da Universidade ao “estudante trabalhador”, nomeadamente através da abertura de uma época de exames especial em Setembro. Creio que a U.Porto está em falha para com este estudantes (os verdadeiros trabalhadores estudantes), cujo esforço e dedicação eu admiro.

 – Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

 Na minha opinião, seria interessante a Universidade do Porto criar uma tarde livre por semana coincidente em todas as faculdades. Sendo que essa tarde estaria reservada para os alunos poderem participar em diversas actividades/eventos (como conferências ou workshops) oferecidos (ou não) pelas diversas faculdades. Esta ideia tem como objectivo ampliar os horizontes e conhecimentos dos alunos (e outros membros da Comunidade UP) em múltiplas áreas, bem como promover a troca de ideias e assim, contribuir para um maior desenvolvimento e enriquecimento de todos os participantes.  Porque convém não esquecer que “O médico que só sabe medicina, nem medicina sabe”, e isto é verdade para o médico como para qualquer outra profissão…

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

À Universidade do Porto desejo que, mais do que continuar a subir nos rankings internacionais, continue a ser uma Escola centrada nas necessidades dos alunos, com uma oferta curricular oportuna e produção de trabalho científico, uma Escola que almeja por contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos, da cidade e de um Portugal sustentável.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

O prémio Incentivo é um estímulo a continuar o percurso até aqui traçado. Para além disso, será investido na minha formação e portanto é importante para o meu crescimento e desenvolvimento pessoal e intelectual.

 

NOTA: ATÉ 21 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOSPRÉMIOS INCENTIVO 2014 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.