João Lourenço tem 19 anos é estudante do 1º Ciclo em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Em 2012-2013, terminou o primeiro ano do curso com média de 19.25 valores – a mais elevada entre todos os cursos da Universidade, a par com outro estudante da FCUP -, sendo por isso um dos vencedores da edição 2014 dos Prémios Incentivo, entregue a 21 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2014.

Para João Lourenço, a entrada para a Universidade “levou a que desse um salto de maturidade intelectual e autonomia de estudo, que me permitem encarar com maior confiança o meu futuro em Matemática”.

Um balanço deste primeiro ano na Universidade do Porto?

Foi um ano bastante positivo, na medida em que pude conhecer vários colegas que partilham comigo o mesmo gosto e interesse pela Matemática e também professores talentosos e inspiradores dos quais aprendi bastante. A entrada para a universidade levou a que desse um salto de maturidade intelectual e autonomia de estudo, que me permitem encarar com maior confiança o meu futuro em Matemática. Julgo também que pude conhecer várias pessoas interessantes neste ano, o que me ajudou a crescer não só como estudante, mas também como pessoa.

De que mais gosta da Universidade do Porto?

Todo o ambiente nos corredores e nas salas é revelador do enorme profissionalismo e dedicação que têm os estudantes e professores da universidade, bem como de uma inerente paixão pelo que fazem. Trata-se de um local onde não há falta de rigor no modo como as aulas são conduzidas e que simultaneamente não perde de vista o entusiasmo e diversão motivados por uma dada área. Isto contribui de modo fundamental para que tanto alunos como professores sintam ainda mais vontade de fazer cada vez melhor dia após dia.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Actualmente, existem vários estudantes de doutoramento que vão estudar para fora e não chegam a retornar, o que impede em certa medida que a universidade aproveite totalmente a qualidade da sua formação. Pessoalmente, gostaria de não só estudar no estrangeiro, mas também, possivelmente numa fase mais tardia, pensar em regressar ao meu país. Para isso, é necessário que a universidade possa dispor de maiores fundos e também que mantenha a sua renovação ao longo dos anos.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Dever-se-ia continuar a investir em programas que aproximam os jovens da universidade, como é o caso da Universidade Júnior, pois isto não só ajuda a atrair mais alunos para a Universidade do Porto como também contribui para que estes se sintam mais integrados aquando da sua vinda. Julgo que também seria positivo conceber programas de maior duração onde os jovens interessados e capazes pudessem desenvolver os seus conhecimentos e aptidões numa determinada área, para assim melhor optarem no momento da escolha do curso.

Um desejo para a Universidade do Porto no seu aniversário?

O meu desejo é que a universidade continue a celebrar esta data, com cada vez maior sucesso nas suas actividades várias e mantendo as suas tradições e bons costumes.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Penso que este prémio tem a tarefa, por vezes ingrata dado que alguns colegas igualmente brilhantes acabam por não ser distinguidos, de reconhecer o mérito nos alunos que acabaram de completar o seu primeiro ano na universidade, o que serve como fonte de motivação para que nos mantenhamos nesta senda. Por outro lado, penso também que pode incentivar os alunos do primeiro ano a serem ainda mais dedicados, sabendo que o seu mérito poderá muito bem ser reconhecido. Além disso, recordo-me de ver no ano anterior os premiados da minha faculdade (por sinal, também da Licenciatura em Matemática), e de ter lido as suas entrevistas; e creio que estas contribuem precisamente para dar corpo aos premiados e permitir que estes sirvam de referência positiva para os alunos recém-chegados.

 

NOTA: ATÉ 21 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2014 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.