Fábio Nunes tem 19 anos e é natural de Vila Nova de Famalicão. Chegado à U.Porto em 2012/2013, completou o primeiro ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) com média de 17.41 valores. É por isso é um dos 19 estudantes da U.Porto distinguidos com a edição 2014 do Prémio Incentivo, entregues no Dia da Universidade.

Pelas comemorações do seu 103º aniversário, Fábio Nunes deseja que a U.Porto “se continue a afirmar como a melhor e maior universidade do país e que consiga adquirir a projeção internacional que merece”.

Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

O primeiro ano é o ano de adaptação. Como habitual, as mudanças nem sempre são fáceis, mas certamente que mudou para melhor.  Embora ao início seja naturalmente difícil, é espantoso como se olha para o ano que passou e se vê tudo o que se experiencia e aprende em apenas um ano.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

Da sua afirmação como maior e, em muitos rankings, a melhor universidade do país. Da aliança com os melhores institutos de investigação portuenses, que faz com que a Universidade do Porto publique 1/5 dos artigos nacionais.

Gosto também dos edifícios da universidade que se conjugam muito bem com a história do Porto dos quais destaco a imponente reitoria, como símbolo do antigo, e o moderno e agradável Centro de Investigação Médica (CIM), a nova adição à FMUP.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Da escassez de espaços de lazer para os estudantes, principalmente ao ar livre. No entanto, como ponto mais negativo tenho de destacar a situação do numerus clausus, principalmente no curso de Medicina, que é superior às capacidades da faculdade, especialmente nos anos clínicos, com claro inconveniente para os alunos.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Como seguimento do ponto anterior, a promoção, junto das entidades competentes, de um ensino com mais qualidade e ajustado às capacidades das faculdades.

Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Que se continue a afirmar como a melhor e maior universidade do país e que consiga adquirir a projeção internacional que merece.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Penso que o prémio Incentivo, bem como todos os outros prémios da universidade (como o prémio de excelência pedagógica) e faculdades têm grande importância pois mostram a todos os alunos e professores que o seu esforço é reconhecido pelos órgãos diretivos das instituições.

NOTA: ATÉ 21 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2014 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.