A estudar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vítor Ferreira terminou o primeiro ano da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (variante Inglês/Espanhol) com uma média de 17.4 valores. Com 19 anos, este portuense de gema, natural de Santo Ildefonso, é um dos vencedores da edição 2013 dos Prémios Incentivo, entregues no Dia da Universidade.

Para Vítor Ferreira, este Prémio é "a prova de que se trabalharmos bem haverá, certamente, quem nos recompense"

 Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Extremamente positivo, não esperava que pudesse correr melhor. Posso dizer que, durante este meu primeiro ano de experiência universitária, nunca senti saudades do Ensino Secundário. A responsabilidade e a exigência são maiores, sem dúvida, mas, também a experiência bastante mais enriquecedora.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

De alguns professores (um agradecimento especial à Doutora Joana Matos Frias), pela transmissão de conhecimento, pela agilidade de articulação entre os diversos campos de saber. São os professores que mais nos marcam a longo prazo. Ah, e claro, da Biblioteca da Faculdade de Letras.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

De algumas burocracias.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Mais iniciativas como a “Cem anos – 100 Palavras”. Apesar de vivermos num século tão “prático”, a Universidade do Porto não pode deixar que as Artes/Letras morram, uma vez que tem nos seus Docentes e Estudantes um gigantesco potencial.

Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Que o clima de austeridade que paira no país não apague a excelência do ensino na Universidade do Porto.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Mais do que uma importância pecuniária ou curricular, o “Prémio Incentivo” tem a importância de motivar os alunos. Num momento tão negro, em que as esperanças de arranjar um emprego são reduzidas para todos, a atribuição deste prémio é um grande incentivo, a prova de que se trabalharmos bem haverá, certamente, quem nos recompense.

NOTA: ATÉ 15 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2013 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.