João Santos tem 19 anos, é natural de Gemunde e é estudante do 1º Ciclo em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Em 2011-2012, terminou o primeiro ano do curso com média de 19.13 valores – a mais elevada entre todos os cursos da Universidade -, sendo por isso um dos vencedores da edição 2013 dos Prémios Incentivo, a entregar a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2013.

Para João Santos, o Prémio Incentivo vem contribuir para manter “os alunos motivados para darem sempre o melhor de si”

Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Do meu primeiro ano como estudante na U. Porto faço um balanço bastante positivo. Este balanço pode ser confirmado não só pelo fantástico percurso académico que tive no primeiro ano, que me dá uma certa satisfação pessoal, mas também pela criação de vários amigos e de um espírito de grupo que certamente de acompanhará durante muitos anos.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

O mais gosto na U.Porto é o ambiente criado quer na relação aluno-aluno quer na relação aluno-professor. Toda a gente, desde professores a alunos, fica contente quando alguém alcança os seus objetivos, seja esse objetivo o 10 ou o 18, e está sempre toda a gente disposta a ajudar-se entre si. É este tipo de espírito que faz a faculdade ser como uma casa para muitos estudantes.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Entre os aspetos negativos da U. Porto talvez destaque o facto de os seus cursos serem considerados de nível inferiores aos das universidades Norte-Americanas ou dos outros países Europeus (como França, Alemanha ou Inglaterra), fazendo com que os alunos formados nestas tenham um menor reputação internacional, obrigando aqueles que querem ser os melhores nas suas áreas a irem estudar para faculdades estrangeiras.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Uma ideia para melhorar a U. Porto talvez seja um maior investimento nos alunos de doutoramento, pois é a qualidade destes que define a qualidade da Universidade, e com isto colocar a U.Porto na rota das melhores faculdades do mundo.

 Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

O meu maior desejo é que a U.Porto conte muitos anos, sempre ensinando alunos com o máximo de competência possível.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Às vezes há um bocado a ideia de que não vale a pena lutar por uma média alta, pois não há ninguém para reconhecer o trabalho, e este prémio vem apagar essa ideia, mantendo os alunos motivados para darem sempre o melhor de si.

NOTA: ATÉ 15 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2013 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.