João Pedro Basto tem 19 anos, é natural do Porto e é estudante do segundo ano Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Em 2011-2012, terminou o primeiro ano do curso com média de 18.750 valores, sendo por isso um dos vencedores da edição 2013 dos Prémios Incentivo, entregues no Dia da Universidade do Porto, a 22 de março.

João Pedro Basto vê o Prémio Incentivo como “bastante importante para o meu futuro visto que reconhece o meu bom desempenho”.

Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Penso que foi um ano bastante produtivo. Consegui manter os resultados escolares que tinha obtido no ensino secundário, o que era um desafio face à exigência da faculdade. Além disso, consegui adaptar-me facilmente ao ensino superior e gostei muito daquilo que aprendi este ano, o que confirmou que tinha feito a escolha correta em ingressar no curso de Engenharia Eletrotécnica.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

A quantidade e qualidade dos apoios que nós, estudantes, temos para ter sucesso académico. A proximidade e disponibilidade dos professores para atenderem os alunos e os recursos tecnológicos aos quais temos acesso são ferramentas chave que facilitam a aprendizagem.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

A separação existente entre as diversas faculdades. Não só do ponto de vista físico, pelo facto dos polos estarem distantes entre si, mas também pela falta de espaços comuns e de actividades que envolvam alunos das diferentes faculdades, promovendo assim uma maior ligação e partilha de ideias e projetos entre estudantes das áreas de ensino/aprendizagem da UP.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Seguindo o que abordei na questão anterior, a promoção de atividades e projetos comuns aos alunos das diferentes faculdades poderia permitir criar uma maior ligação entre a comunidade estudantil de toda a UP, e não restringir este espírito de união a cada faculdade isoladamente.

Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Desejo que a UP continue o bom trabalho que tem feito na formação dos seus estudantes e também na área da investigação, mantendo-se como um certificado de qualidade e excelência no currículo dos seus formandos.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

O Prémio Incentivo é bastante importante para o meu futuro visto que reconhece o meu bom desempenho no meu 1º ano de faculdade e é excelente para o currículo de qualquer estudante. Espero que, aliado a novos sucessos académicos para os quais trabalharei para ter no futuro, venha a contribuir para abrir portas promissoras no mercado de trabalho.

NOTA: ATÉ 15 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2013 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.