Ana Catarina Vieira tem 19 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e estudante do segunda ano de Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Em 2011-2012, terminou o primeiro ano do curso com média de 18 valores, sendo por isso um dos vencedores da edição 2013 dos Prémios Incentivo, entregues na sessão solene do Dia da Universidade do Porto.

Ana Catarina Vieira afirma que entende este Prémio como forma de “incentivar a fazer cada vez mais e melhor”

Um balanço deste primeiro ano na U. Porto?

Ultrapassadas as dificuldades inicialmente sentidas, o balanço final foi positivo. Para isso contribuiu sentir que o principal objetivo do corpo docente da U.P é criar as condições necessárias para que os seus alunos tenham uma boa preparação pedagógica, se formem na área intelectual e se enriqueçam como seres humanos.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

Do espírito de união entre todas as pessoas envolvidas com a Universidade do Porto. Este sentimento faz com que a principal missão daquela comunidade seja a criação de um ambiente potenciador de qualidade de ensino e investigação que contribui para que a U.Porto se distinga no mundo académico.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Provavelmente do facto das diferentes Faculdades se encontrarem distribuídas entre várias zonas do Porto. Ao eliminar a distância existente entre os polos a Universidade do Porto ficaria mais articulada entre si, promovendo uma maior interação entre alunos.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Fortalecer a ligação entre a universidade e o mercado de trabalho com um contacto alargado com possíveis empresas empregadoras, através da aposta num ensino que estimule os estudantes a se formarem verdadeiramente para aquilo que os espera no futuro.

Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Que continue a promover uma multiplicidade de áreas de saber competentes, fazendo da Universidade do Porto uma referência única, no país e a nível internacional, e que reforce a cooperação e suporte ao empreendedorismo.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Para além do sentimento de satisfação por vermos o nosso empenho reconhecido, será também uma forma de nos incentivar a fazer cada vez mais e melhor, procurando sempre desenvolver o nosso trabalho com a eficácia e a eficiência necessárias à obtenção de bons resultados.

NOTA: ATÉ 15 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2013 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.