Estudo apresenta algumas sugestões de correção acústica do Museu de Serralves (Foto: DR)

Já alguma vez reparou no comportamento acústico dos museus modernos? A investigação de Hélder Gonçalves, formado em Engenharia Civil pela FEUP, caracterizou o desempenho acústico deste tipo de edifícios, focando-se no caso do Museu de Serralves, no Porto. O projeto “A Acústica de Museus Modernos. Estudo de caso, o Museu de Serralves (Porto)” foi recentemente distinguido com o 3º prémio da Sociedade Portuguesa de Acústica (SPA).

O recém-licenciado, que espera encontrar em breve um trabalho na área da Engenharia Acústica, destaca que o interesse por esta temática é justificado pelo interesse crescente nos museus e no conforto dos seus utilizadores.

As necessidades acústicas específicas dos museus modernos foram estudadas tendo em conta a sua função e papel na sociedade, bem como a sua caracterização arquitetónica. Desta forma, foi possível “antever as necessidades específicas nestes museus de uma baixa reverberação, baixos níveis de ruído de fundo e de boas condições de inteligibilidade da palavra”, como explica Hélder Gonçalves.

Hélder Gonçalves

O estudo focou-se no Museu de Serralves, onde foram analisados parâmetros acústicos objetivos e subjetivos e realizados inquéritos aos visitantes. Estes dados permitiram fazer uma comparação com salas de outros museus, de modo a conseguir caracterizar o seu ambiente sonoro. O estudo apresenta, por fim, algumas sugestões de correção acústica do Museu de Serralves, bem como algumas recomendações genéricas que podem ser aplicadas a outros museus.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da tese do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (ramo de Construções) de Hélder Gonçalves, sob a orientação de António Oliveira de Carvalho, professor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, e integrou o programa de investigação em Acústica de Edifícios do Laboratório de Acústica da FEUP.

O prémio SPA foi entregue no passado dia 1 de outubro, durante o VIII Congresso Ibero-americano de Acústica (TECNIACUSTICA 2012), que decorreu em Évora.