Cerimónia de entrega dos prémios (foto: D.R.)

No passado dia 21 de junho, dois antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram distinguidos com o Prémio SECIL Universidades Engenharia Civil 2013 e 2014.

Maria Mafalda Cardoso e Francisco Carvalho Pimenta, mestres em Engenharia Civil, são os dois estudantes da Faculdade de Engenharia que integram a lista dos três premiados de 2013 e 2014, respetivamente, para a área de Engenharia.

Álvaro Azevedo e Mafalda Cardoso (foto: D.R.)

“Conceção e Projeto de uma Ponte Pedonal sobre a Via de Cintura Interna” é o nome do projeto de Maria Mafalda Cardoso, que consistiu no projeto de uma ponte, intitulada ‘MACBRIDGE’, que possibilitasse atravessar a Via de Cintura Interna, no Porto, ligando o Estádio Universitário ao Jardim Botânico. O trabalho da alumna contou com a orientação de Álvaro Azevedo, professor auxiliar do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia. Mais informações sobre o projeto aqui.

Francisco Pimenta (foto: D.R.)

Já Francisco Pimenta conquistou o Prémio Secil Universidades 2014 com um trabalho focado na ponte sobre o rio Douro da A41, com o objetivo de perceber como a realização de ensaios dinâmicos recorrendo apenas à excitação ambiental pode contribuir para o ajuste de modelos numéricos. Intitulado “Caracterização Experimental do Comportamento Dinâmico de Pontes e Ajuste de Modelos Numéricos”, o projeto do alumnus FEUP foi realizado no âmbito da sua tese de mestrado e contou com a orientação do professor auxiliar do DEC Filipe Magalhães e com a coorientação de Álvaro Cunha, professor catedrático do DEC.

Os Prémios Secil Universidades são atribuídos em parceria com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitetos e têm como objetivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Engenharia Civil e Arquitetura portuguesas.

Neste dia foi também entregue o Prémio SECIL Engenharia Civil 2014, atribuído ao projeto da EDP “Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor”, coordenado por Domingos Silva Matos, engenheiro civil da EDP Produção e antigo aluno e docente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.