prof. sarsfield cabral final

Licenciado em Engenharia Mecânica, Sarsfield Cabral dá aulas na FEUP há mais de 30 anos. (Foto: DR)

José António Sarsfield Cabral, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi distinguido com o prémio Personalidade Qualidade 2015, atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), no passado dia 12 de novembro, no Porto. A cerimónia decorreu no âmbito do Jantar Oficial do 40º Colóquio da Qualidade, realizado na Casa da Cerveja Superbock – Unicer, em Leça do Balio e reuniu personalidades ligadas ao meio académico e empresarial.

O Prémio visa distinguir uma personalidade que se tenha destacado pelo seu contributo para o cumprimento da missão da APQ, pautando o seu percurso profissional por um conjunto de caraterísticas distintivas, nomeadamente de liderança, profissionalismo, ética e competência, e que muito tenha contribuído para a promoção e evolução da Qualidade em Portugal.

“É um prémio carreira”, admite Sarsfield Cabral. “Distingue uma contribuição na área da Qualidade, neste caso do ponto de vista profissional e académico”. A área da gestão da qualidade foi o que o trouxe para a FEUP em 1983/84. Com uma licenciatura em Engenharia Mecânica (1973), começou a sua atividade profissional como diretor de produção numa média empresa do setor da metalomecânica, até surgir o convite do Professor Rui Guimarães para vir dar aulas na Faculdade de Engenharia. Em 1984 o Departamento de Engenharia Mecânica lançava a opção de Gestão da Produção e é nesse âmbito que Sarsfield Cabral aceita o convite para conceber e lecionar a disciplina de Gestão da Qualidade. Foi fundamentalmente nesta área que desenvolveu toda a sua atividade académica, a par da estatística aplicada.

Paralelamente à componente letiva, o professor Sarsfield Cabral desempenhou também funções de gestão dentro da estrutura da Universidade: é diretor do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP desde 2008 e foi Pró-Reitor da U.Porto para a Melhoria Contínua desde 2009 até 2014. É membro do Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto e membro sénior da American Society for Quality. Foi cofundador da Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI). Foi também Vice-Presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade (de 1997 a 2000).