Silva Gomes recebe prémio do atual presidente o Carmine Papalettere do Politecnico de Bari, Itália

Silva Gomes recebeu o prémio das mãos do presidente da EusaSEM,  Carmine Papalettere.

A European Association for Experimental Mechanics (EuraSEM) atribuiu recentemente um dos seus mais destacados prémios, o Award of Excellence, a Joaquim Silva Gomes, Professor Aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Joaquim Silva Gomes é o atual presidente da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões e Mecânica Experimental (APAET) e um dos fundadores do Laboratório de Ótica e Mecânica Experimental (LOME). “É uma honra e uma experiência muito gratificante, sobretudo por traduzir o reconhecimento da comunidade internacional pelo trabalho e esforço desenvolvidos ao longo de toda a minha carreira universitária, numa área que sempre me apaixonou e onde desenvolvi a minha atividade com paixão e satisfação”, afirma o docente da FEUP.

O prémio foi entregue durante uma das mais importantes conferências mundiais em Mecânica Experimental, o ICEM 16, realizada de 7 a 11 de julho 2014 na Universidade de Cambridge (Reino Unido), momento em que o atual diretor do LOME, Mário Vaz, docente do DEMec, foi reconduzido no cargo de Vice-Presidente da EuraSEM.

Joaquim Silva Gomes realça a importância deste tipo de associações e laboratórios para o desenvolvimento da investigação nas áreas da engenharia: “as associações científico/profissionais internacionais como a EuraSEM e outras do género, como a SEM (USA), IMEKO, DYMAT, etc., permitem juntar cientistas e profissionais de áreas específicas da ciência e tecnologia em todo o mundo e constituem fora de discussão e permuta de experiências que ajudam no desenvolvimento dos temas das respetivas especialidades. A importância de laboratórios como o LOME e outros afins, como o LABIOMEP, o CETRIB e instituições mais abrangentes com o INEGI, são infraestruturas essenciais que suportam as participações individuais dos técnicos e cientistas naqueles fora internacionais”.

Também o LOME viu uma vez mais a qualidade do seu trabalho ser reconhecido durante o ICEM16. O LOME é um dos mais destacados laboratórios de Mecânica Experimental, dispondo das mais modernas técnicas para avaliação da integridade estrutural de equipamentos e componentes. Este laboratório dá apoio à investigação pós-graduada do DEMec/FEUP e presta serviços à indústria através do INEGI. Para divulgar a experimentação entre a comunidade académica organiza regularmente as tertúlias sobre experimentação.