A ligação ao tecido empresarial é um dos aspetos de que Marta Vaz mais gosta na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde ingressou em 2016. “Sem dúvida nenhuma que o prestígio e excelência da Universidade do Porto foram decisivos no momento da escolha”, reconhece a estudante do 2.º ano da licenciatura em Gestão e vencedora do Prémio Incentivo 2018, fruto da média de 18,9 com que concluiu o primeiro ano do curso. Para os 107 anos da U.Porto , Marta deseja “conquistas e vitórias (…) Desejo que o rigor e excelência que definem a Universidade e todos os que dela fazem parte se prolonguem por muitos mais anos”.

– O que te levou a escolher a Universidade do Porto?

Uma das razões fundamentais para a seleção foi a proximidade à área de residência. Contudo, sem dúvida nenhuma que o prestígio e excelência da Universidade do Porto foram decisivos no momento da escolha.

– O que gostaste mais e menos neste primeiro ano na Universidade?

Em relação à primeira parte da pergunta, gostaria de salientar alguns pontos importantes: não há dúvidas de que a entrada na Universidade exige uma nova adaptação ao contexto sociocultural vigente, ora, no meu caso em particular, este processo tornou-se relativamente fácil graças à disponibilidade e acessibilidade de todos os professores e pessoal não docente.

Ainda gostaria de destacar o esforço da Universidade em estabelecer uma ponte de ligação entre o mundo académico e empresarial; sobretudo na Faculdade de Economia isso é algo notório.

No que diz respeito àquilo que menos gostei, não tenho muito a referenciar, apenas que o facto das várias faculdades estarem dispersas pela cidade do Porto dificulta o intercâmbio de conhecimentos entre os alunos das várias áreas do saber.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Em sintonia com a questão anterior, sugeria que fomentassem ainda mais atividades que promovessem esse intercâmbio de conhecimentos e aproximassem os vários alunos U.Porto. Desta forma, a aprendizagem seria muito mais dinâmica, criativa e enriquecedora.

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Desejo que o rigor e excelência que definem a Universidade do Porto e todos os que dela fazem parte se prolonguem por muitos mais anos. Que este 107.° aniversário seja marcado por novas conquistas e vitórias!

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o teu futuro?

O Prémio Incentivo, como o próprio nome indica, é um incentivo ao empenho e uma motivação para querer aprender sempre mais e melhor. Este Prémio Incentivo, premiando os melhores alunos da U.Porto reconhece o seu mérito académico e espírito de compromisso, o que será certamente enriquecedor.