Jorge Polónia é professor associado do Departamento de Medicina da FMUP.

Jorge Polónia, professor associado do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)  e investigador do CINTESIS, foi agraciado com o Prémio Fernando Pádua de Hipertensão Arterial 2014 pelo Melhor Trabalho Apresentado no 8.º Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que decorreu em Vila Moura de 20 a 23 de Fevereiro.

O estudo laureado é o resultado de uma comparação dos perfis metabólicos e de pressão arterial de 24 horas de 548 indivíduos africanos de raça negra e de 604 indivíduos caucasianos, não medicados e com a mesma idade, género e índice de massa corporal. Este estudo foi realizado em cooperação com Albertino Damasceno, professor da Universidade Eduardo Mondlane e Hospital de Maputo (Moçambique).

Jorge Polónia conta com mais de 100 publicações em revistas científicas e já foi distinguido com 19 prémios, grande parte dos quais na área da hipertensão. Ex-presidente da Sociedade Portuguesa da Hipertensão, é atualmente médico no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos, Coordenador na Unidade de Farmacovigilância do Norte, professor na FMUP e professor catedrático convidado na Universidade de Aveiro.