(foto: DR)

O prémio valeu a Vanessa um cheque de 700 euros (foto: DR)

Vanessa Martins Ramos tem 27 anos, concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e recebeu recentemente o prémio de Melhor Estágio 2014 do Colégio de Engenharia do Ambiente.

A frequentar o Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente também na Faculdade de Engenharia, Vanessa optou por desenvolver o estágio para admissão à Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia do Ambiente) enquanto bolseira de investigação da FCT, no âmbito de um projeto de investigação denominado “Desenvolvimento de uma metodologia para a integração do efeito das alterações climáticas na gestão dos recursos hídricos para uma bacia hidrográfica portuguesa”. O estágio teve como tema a “Avaliação dos impactes hidrológicos resultantes do efeito das alterações climáticas na bacia hidrográfica do Guadiana”, durou seis meses, teve Rodrigo Maia como orientador de estágio (e investigador responsável do projeto)  e incidiu em tarefas como a definição de cenários climáticos e das séries meteorológicas utilizadas para avaliar os impactes hidrológicos futuros.

A avaliação do estágio foi efetuada com base numa entrevista e no relatório de estágio e deste processo resultou a escolha como Melhor Estágio do Colégio de Engenharia do Ambiente (Região Norte). Posteriormente o estágio foi selecionado, de forma unânime e a nível nacional, para o “Prémio Melhor Estágio 2014”. A cerimónia de entrega ocorreu a 22 de novembro, no “Dia Nacional do Engenheiro 2014”, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, onde a graduada recebeu um diploma e um cheque no valor de 700 euros.

Vanessa afirma que “a atribuição deste prémio pela Ordem dos Engenheiros foi uma honra e uma sensação fantástica. É ótimo verificar que o nosso esforço e dedicação são reconhecidos. Além disso, este prémio é também o reconhecimento do trabalho de investigação que desenvolvi, e um estímulo ao que vou desenvolver no âmbito do meu doutoramento”.

A alumna FEUP não deixa de referir a importância da sua formação académica na FEUP como contributo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional: “o carácter transversal do curso de Engenharia do Ambiente, bem como os diferentes conhecimentos que adquiri ao longo do tempo, nomeadamente nos projetos de investigação em que participei, contribuíram para o sucesso deste estágio”, conta-nos.

Para mais informações sobre o Colégio do Ambiente clicar aqui.