Luís Valente de Oliveira vai receber o prémio no próximo dia 14 de março (Foto: DR)

Engenheiro, professor universitário, educador, gestor e político. Estas foram algumas das facetas que Luís Valente de Oliveira assumiu com excelência ao longo de toda a sua vida, percurso esse que será agora distinguido com a 1.ª edição do Prémio Carreira da FEUP. O galardão é entregue anualmente e tem por objetivo reconhecer a excelência do percurso dos diplomados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Antigo Professor Catedrático da FEUP, Valente de Oliveira foi selecionado entre todas as nomeações submetidas pelos membros da comunidade  FEUP. Uma decisão que acabaria por merecer a unanimidade do  júri –  constituído por Carlos Costa, Professor Emérito da FEUP; Carlos Moreira da Silva, Chairman da BA Vidro; João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP; João Fugas, COO da Bondalti; Liliana Carvalho, Responsável do Gabinete Alumni da FEUP; e Raul Vidal, Coordenador das Relações Alumni da FEUP –  em reconhecer uma “excecional, brilhante e polifacetada carreira dentro e fora da FEUP, como educador, como técnico, como político e como gestor”.

Esta não é a primeira distinção atribuída ao antigo Professor Catedrático da FEUP, Vice-Presidente da AEP e Administrador da Fundação de Serralves. Entre muitas outras nomeações e homenagens, Luís Valente de Oliveira foi o primeiro galardoado com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto (2012) pelo seu contributo para “o reforço do prestígio nacional e internacional” da instituição. Mais recentemente, em 2017 foi também agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’iago da Espada “pelos seus notáveis méritos, de extraordinária relevância para Portugal, que o torna merecedor desta distinção” e por ser “um português de exceção, palavras do próprio PR.

Nascido a 29 de agosto de 1937, em São João da Madeira, Luís Valente de Oliveira licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia, onde se doutorou e foi posteriormente Docente (Catedrático desde 1980) especializado em Planeamento dos Transportes, do Território e do Desenvolvimento Regional. O percurso académico não se limitou a Portugal Continental, uma vez que se diplomou em Planeamento Regional no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda (1969) e alcançou o grau de Master of Science em Transportes pelo Imperial College de Londres (1971).

Luís Valente de Oliveira possui um vasto e notável currículo de participação cívica em diversas instituições de interesse público nacional, tendo-se notabilizado enquanto Ministro da Educação e Investigação Científica (1978-1979), Ministro do Planeamento e Administração do Território (1985-1995) e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação (2002-2003). Entre 1979 e 1985 assumiu ainda a Presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDRN).

Sobre o Prémio Carreira FEUP

Atribuído anualmente, este galardão destina-se a diplomados da Faculdade de Engenharia que se tenham distinguido ao longo da sua carreira, que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, e que tenham contribuído para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.

O Prémio Carreira da FEUP 2018 será entregue numa cerimónia agendada para o próximo dia 14 de março, na Faculdade de Engenharia.

Mais informações aqui.