Foto: Egídio Santos / U.Porto.

Todos os snack-bares dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) vão passar a disponibilizar ementas vegan (sem produtos de origem animal) até ao final de 2018. Esta nova opção, que funciona como alternativa aos pratos vegetarianos das cantinas, pode incluir uma tortilha, uma sande, ou uma salada.

Entre os pratos que vão estar ao dispor da comunidade U.Porto inclui-se, por exemplo, a baguete vegan, feita de rolo de seitan e tofu com ervas, alface, tomate e cenoura. No menu cabe ainda a nova salada vegan que leva massa com salsicha de tofu e legumes salteados. As tortilhas de trigo têm opção vegan, mas também há de frango, atum e delícias do mar. Por fim, há também diferentes tipos de pão para lanches e pequenos-almoços, como o pão de trigo, o pão de cereais, o pão de milho e sementes de girassol e o cacetinho de cereais.

Planeadas desde 2017, “as alterações decorreram de uma análise das novas tendências alimentares dos estudantes universitários“, explica Susana Ribeiro, diretora da área alimentar dos SASUP.

A mudança contou com o apoio da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) que realizou “um inquérito de satisfação quanto ao serviço da cantina e snack-bar aos estudantes do ICBAS”. A AEICBAS concluiu que das preocupações dos estudantes era “o facto de não existir no serviço de snack-bar da nossa Unidade de Alimentação opções puramente vegetarianas, vulgo vegan“, conta Andreia Godinho, presidente da AEICBAS. “Apenas os estudantes que adquirissem senhas de cantina é que poderiam comer  opções vegetarianas”, acrescenta a estudante.

No entanto, houve outras alterações que derivaram deste contacto. “Também criticamos outros problemas mais logísticos como as filas de espera da cantina, a má sinalização das filas, o preçário que não é de todo visualmente apelativo entre outros, o que também foi completamente acedido e melhorado“, revela Andreia Godinho.

A nova ementa já está disponível nos snack-bares do ICBAS/FFUP (desde 9 de maio) e do MIL Café (desde 21 de maio). Em setembro/outubro, os SASUP tencionam alargar às unidades de alimentação de Medicina Dentária e Desporto, no polo da Asprela. O Polo do Campo Alegre (Letras e Ciências) deverá receber os novos produtos até ao final do ano.

O projeto é um exemplo da nova proximidade entre os SASUP e as organizações estudantis e juvenis.