Juliana Rosas e Tânia Oliveira conquistaram o primeiro título para Portugal na história dos campeonatos. (Fotos: Federação Académica do Porto)

Depois de quatro dias de competição intensiva nas areias da praia junto ao Edifício Transparente, já são conhecidos os vencedores do 9º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia, uma competição inédita em Portugal, organizada pela Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Federação Académica do Porto. No setor feminino, a vitória ficou em Portugal, ao passo que no masculino a competição consagrou uma dupla polaca.

O grande destaque do torneio acabou por ser a medalha de ouro conquistada por Juliana Rosas e Tânia Oliveira no setor feminino. A jogar em “casa”, as estudantes da Universidade Fernando Pessoa desenharam um percurso sem qualquer derrota até à final. No jogo decisivo, contaram com o apoio do público que encheu as bancadas para se imporem às polacas Aleksandra Filip/Izabela Soja (Universidade de Katowice) por 2-1 (8-21, 22-20, 15-17) e garantirem o primeiro título conquistado por Portugal numa competição internacional universitária de voleibol de praia.

A Alemanha ficou com o bronze, conquistado pela dupla Swantje Basan/Veronik Skorupka (Universidade de Hamburgo) frente às checas Zuzana Vojtíšková e Michaela Vorlová (Universidade de Praga).

A competição feminina ficou também marcada pela boa prestação dos estudantes da U.Porto. Joana Resende e Ana Monteiro (ambas estudantes da FCNAUP) chegaram ao 7.º lugar, a melhor classificação da Universidade na história do campeonato. As duplas Sofia Lima (FMDUP)  / Marta Esteves (ICBAS) e Joana Neto / Rosa Couto (FFUP) também estiveram em bom plano, garantindo um 9º lugar na classificação final.

Já na competição masculina, a final foi inteiramente poloca e opôs duas equipas da Universidade de Lodz. Tal facto  não impediu que a decisão se jogasse ao limite, terminando com a vitória da dupla Damian Wojtasik/Jarek Lech, que se impôs aos”colegas” Michal Makowski/Sebastian Sobczak por 2-1. A equipa Jenne Hindrichsen/Olaf Muller, da Universidade de Kiel (Alemanha), completou o pódio ao derrotar os noruegueses Tveit Retterholt/Ollmund Solhaug (Universidade de Oslo ) no jogo de atribuição da medalha de bronze.

No que aos atletas da U.Porto diz respeito, Diogo Arriscado e Fernando Silva alcançaram um honroso13º lugar, a par de Sebastião Alves e Simão Teixeira, que participaram em representação da Faculdade de Desporto (FADEUP)

Ambas as finais foram disputadas intensamente, comprovando o alto nível a que se jogou durante quase uma semana (23 a 28 de julho), mas areais do Porto. Esta foi de resto considerada como uma das melhores edições – se não a melhor –  de sempre do evento, confirmando as expectativas criadas antes do arranque da competição e aumentando ainda mais as expectativas para o Mundial Universitário de Voleibol de Praia 2014, prova que se disputará no Porto em mais uma organização conjunta da U.Porto, IPP e FAP.

Após a cerimónia de entrega de prémios, o campeonato despediu-se com uma festa de encerramento na Casa do Livro.

Pode acompanhar todas as informações sobre 9º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia no site e na página de Facebook do evento.