A primeira edição do Future of Computing, em 2018, juntou 150 pessoas de 10 países diferentes. (Foto: UPTEC)

É já no próximo mês de julho que o Future of Computing vai voltar a juntar os maiores especialistas das várias áreas da computação na cidade do Porto. Nesta segunda edição, o evento organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto conta com workshops e palestras da NVIDIA, IBM e de investigadores das melhores universidades mundiais. Os bilhetes já estão disponíveis, e há preços especiais para estudantes da U.Porto.

A decorrer de 1 a 5 de julho, o Future of Computing 2019, vai focar-se principalmente nas áreas da computação quântica, neuromórfica, bioquímica e programação com recurso a GPUs. Com oradores provenientes de todo o mundo, promete constituir-se como o maior evento do género em Portugal.

Um dos grandes destaques da edição deste ano vai para o workshop dirigido pela NVIDIA. A utilização de GPUs tem revolucionado a inteligência artificial e acelerado os algoritmos de machine learning. Neste workshop, os participantes vão aprender os detalhes de programação de GPUs e conhecer as mais avançadas aplicações de inteligência artificial.

Além disso, o Future of Computing vai receber um workshop orientado por elementos da equipa da IBM, onde os participantes vão ter acesso remoto ao computador quântico da IBM. Na edição deste ano, os participantes são convidados a aprender a fazer com as próprias mãos, através destes workshops e sessões práticas.

“O Porto vai ser, mais uma vez, a capital do futuro da computação. Este ano, o Future of Computing quer juntar estudantes de mestrado e de doutoramento, a indústria, interessados em novas formas de computação, professores e investigadores. Queremos que surjam novas ideias e formas de pensar diferentes acerca das tecnologias mais avançadas de computação.” afirma Cláudia Ribeiro da Silva, Head of Business Development – Tech da UPTEC.

Após uma contextualização histórica, o primeiro dia vai ser dedicado ao workshop da NVIDIA com especialistas em GPU Accelerated Computing with Python. O segundo dia terá como tema computação neuromórfica, seguido por computação quântica no terceiro dia. Computação química e indústria são os temas que vão fechar a semana do Future of Computing.

A primeira edição do Future of Computing, em 2018, juntou 150 pessoas de 10 países diferentes. Os bilhetes para a segunda edição já estão disponíveis e há um preço especial até 30 de abril.