São esperados cerca de três mil participantes nesta iniciativa.

Terminou ontem em Sófia, na Bulgária, o 21.º Congresso Europeu de Obesidade, onde foi decidido pelo Conselho Geral (no qual estão representados 34 países) da European Society for the Study of Obesity (EASO), que em 2017, a cidade do Porto vai receber o 24.º Congresso Europeu de Obesidade.

A organização do evento estará a cargo da Sociedade Portuguesa para o Estudo de Obesidade (SPEO), entidade presidida pelo diretor de Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/Centro Hospitalar de São João, Davide Carvalho.

O reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, havia concedido o seu apoio à candidatura do Porto por as suas unidades orgânicas possuírem reputados grupos de investigação nesta área, e a partilha de experiências multidisciplinares neste domínio ser uma mais-valia para o sucesso do Congresso.

A Comissão Organizadora Local engloba investigadores das Faculdades de Desporto, de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Medicina do Porto, mas também da Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho e da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

Paula Freitas, docente da FMUP responsável pela Comissão Organizadora Local, considera que “este evento permitirá aumentar a perceção do público e das entidades governamentais para a grave situação da obesidade no nosso país em que mais de metade da população tem obesidade e excesso de peso”. “A situação é ainda mais grave nas crianças, com um terço delas com obesidade e excesso de peso, sendo uma das mais graves situações na Europa”, acrescenta, sublinhando que “o evento permitirá ainda obter mais fundos para a investigação e contribuir para a resolução do problema”.

São esperados cerca de três mil participantes nesta iniciativa. O evento decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em Maio de 2017.