Mais de duas dezenas de investigadores partilham o seu conhecimento durante os dois dias do Porto Cancer Meeting.

Arranca esta qunta-feira, 11 de abril, no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), a edição de 2013 do Porto Cancer Meeting, uma reunião internacional que, ao longo de dois dias,  junta investigadores em torno de vários temas relacionados com a investigação em cancro. A edição deste ano, dedicada ao tema “Translational Research in Cancer – Bringing Basic Science and Pathology to Clinical Oncology“, agrega também a realização da III Porto-Bordeaux Joint Meeting (a decorrer durante a manhã do dia 12 de abril).

No primeiro dia do encontreo, após a sessão de abertura – a cargo de Manuel Sobrinho Simões e Jean-Michel Coindre (do Departmento de Patologia do Institut Bergonié) – sete apresentações divididas por quatro sessões dão o mote para as discussões do dia. A primeira sessão (9h20) é dedicada ao cancro da mama, a segunda (11h10) ao cancro gastro-intestinal, estando a terceira sessão (15 horas) reservada para a discussão de patologias especiais e a quarta ao cancro do pulmão (16h10). Ainda durante o primeiro dia do Porto Cancer Meeting haverá lugar à apresentação de posters científicos relacionados com Patologia Molecular.

As sessões do segundo dia, no âmbito da Investigação Clínica e Translacional, são dedicadas a temas que vão desde a resistência a fármacos aos bio-marcadores. O segundo e último dia fica ainda marcado pela realização da terceira Porto-Bordeaux Joint Meeting, dedicada à discussão de patologias (tiróide, tecidos moles, hepatopatologias, entre outras) por investigadores do Porto (IPATIMUP, IPO e Faculdade de Medicina da U.Porto) e do CHU de Bordéus. Ao todo, são mais de duas dezenas de peritos na investigação em cancro que partilham as suas perspetivas com outros investigadores e estudantes, tornando este Porto Cancer Meeting numa referência na área. O programa completo pode ser consultado na página do IPATIMUP.

À semelhança das edições anteriores, o Porto Cancer Meeting reúne peritos de áreas distintas da investigação da etiologia do cancro, com o objectivo de aproximar investigadores com diferentes sensibilidades na abordagem à compreensão das causas das referidas patologias.