Porto Antigo

Construção da Ponte D. Luís (circa 1985). Foto de Emílio Biel.

A Universidade do Porto promove, no dia 19 de novembro de 2014, pelas 18h30, uma palestra intitulada “Porto: Memória e Identidade”.

A decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, a palestra estará a cargo de Luís Carlos Amaral, Professor Auxiliar do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, esta palestra apresenta a cidade do Porto, e as marcas nela deixada a vários níveis ao longo do tempo.

Segundo Luís Carlos Amaral, “estrategicamente situada na margem direita do Douro, a cidade do Porto deve muito da sua identidade e da sua configuração às múltiplas formas como soube relacionar-se, ao longo dos séculos, com o rio e com o mar. Desde o início implicadas fortemente no processo de formação do reino de Portugal, a cidade e as gentes do Porto foram adquirindo características muito particulares que, não deixando de ser portuguesas, cedo assumiram uma vincada identidade regional. É precisamente em torno de alguns destes temas e da memória que deixaram na urbe e nos seus habitantes que se centrará a presente palestra.”

A entrada é livre e não necessita de reserva.