A cidade do Porto registou a maior subida de sempre no ranking mundial ICCA.

A cidade do Porto acaba de ser distinguida como um dos melhores destinos mundiais para turismo de negócios. Com uma subida de 11 posições no ranking mundial da International Congress and Convention Association (ICCA), o Porto ocupa a 31.ª posição mundial e está no top 20 europeu, ultrapassando cidades como Nova Iorque, Rio de Janeiro, Dubai, Munique ou Milão. O ranking – realizado anualmente – distingue os destinos mais procurados para a realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.

Cada vez mais considerado como um destino MICE – Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions – o Porto soma este reconhecimento à recente distinção como Melhor Destino Europeu de 2017, prémio que foi oficialmente entregue em abril. Surge, por isso, na estratégia de crescimento da cidade e da região norte, o investimento em novos venues, como o Palácio de Cristal, mais capacidade hoteleira, com alojamento e salas de reuniões. Além de alavancar o Porto, estes resultados são relevantes para a restante região, nomeadamente para cidades como Braga e Guimarães, que se têm destacado, cada vez mais, pela capacidade de atrair investimentos e públicos estrangeiros.

Da cultura, à moda e ciência, muitos são os eventos internacionais organizados na cidade Invicta. A Universidade do Porto, tendo em conta as suas diferentes missões, tem apostado na captação de parceiros internacionais que encontram na região as características que procuram. A título de exemplo, realiza-se este ano, entre 15 e 17 de junho, a Ecsite Annual Conference, um evento que conta com o apoio da U.Porto e prevê atrair, para a cidade, cerca de 1000 especialistas em ciência, vindos de todas as partes do mundo.