O Reitor da U.Porto foi uma das personalidades que deu a cara pela campanha de apelo ao voto da cidade do Porto como Melhor Destino Europeu 2017.

A cidade do Porto acaba de ser eleita como o Melhor Destino Europeu 2017. A Invicta foi o destino preferido por cidadãos de 174 países, tendo arrecadado mais de 138 mil votos, praticamente o triplo dos que há um ano concederam o título à cidade croata de Zadar.

Depois de 2012 e de 2014, esta é já a terceira vez que o Porto conquista a maioria das preferências dos viajantes internacionais, mas desta feita os esforços da Invicta contaram com o apoio de diversas personalidades portuenses – incluindo o Reitor da Universidade do Porto – que participaram numa campanha de apelo ao voto.

“Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime como este ano”, anunciou a European Best Destination, a organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, que promove no seu site a votação anual do melhor destino europeu.

O Porto recolheu os votos de cidadãos dos Estados Unidos da América, do Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Irlanda e Canadá para superar a concorrência de 19 outros destinos europeus, incluindo Milão (Itália) e Gdansk (Polónia), que conquistaram o segundo e terceiro lugar da votação, respetivamente.

Para além de Sebastião Feyo de Azevedo, a campanha “Vote Porto.” contou com parceiros institucionais como a Torre dos Clérigos, o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto. Integrou, igualmente, um conjunto de personalidades da cidade, que assumiram o papel de embaixadores, como Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães.