Joana Resende e Ana Monteiro, ambas estudantes da U.Porto, são uma das duplas que irão representar Portugal na competição.

(notícia atualizada)

A Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Federação Académica do Porto uniram forças, e o resultado estará à vista a partir desta terça-feira e até domingo – 23 a 28 de julho – no estádio especialmente montado na praia junto ao Edifício Transparente. É esse o palco escolhido para acolher o 9º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia, uma competição inédita em Portugal e que trará ao nosso país o melhor do voleibol de praia universitário europeu.

Ao todo são 43 equipas de 17 os países que vão marcar presença nos cinco dias de um certame que deverá atrair mais de 2 mil pessoas às areias do Porto. Portugal é o país com mais duplas em competição (9), à frente da Polónia (5), Suíça (4), Alemanha (3), França (3), Noruega (3), Áustria (2), Croácia (2) Finlândia (2), Rússia (2), Turquia (2), Bélgica (1), Bulgária (1), Espanha (1), Israel (1), República Checa (1) e Reino Unido (1).

O campeonato fica ainda marcado pela participação recorde da U.Porto em competições universitárias internacionais. Das nove equipas portuguesas, mais de metade (5) são compostas por estudantes da Universidade.  No setor masculino, a U.Porto estará representada pela dupla Sebastião Alves (FADEUP) / Simão Teixeira (FADEUP). Na competição feminina, vão estar as duplas formadas por Joana Resende (FCNAUP) e Ana Monteiro (FCNAUP), Sofia Lima (FMDUP) e Marta Esteves (ICBAS), Rosa Couto (FFUP) e Joana Neto, e Juliana Oliveira e Sofia Costa.

Aos atletas juntam-se ainda os 150 os voluntários que estão a colaborar na organização daquele que se perspetiva como o melhor Europeu de sempre. Sob a égide da Federação Académica do Porto e com a Federação Portuguesa de Voleibol como parceira institucional, a comissão organizadora deseja “proporcionar bons momentos” a todas as delegações que, ao longo da competição, ficarão instaladas no Hotel Holyday Inn, em Leça da Palmeira.

A cerimónia de abertura do campeonato está agendada para esta terça-feira, 23 de junho, às 21h00. Seguem-se 204 jogos  e quatro dias de competição intensa dividida entre a fase de grupos e a fase final a eliminar. Todos os jogos são abertos ao público. A entrada é gratuita.

Pode acompanhar todas as informações sobre 9º Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia no site e na página de Facebook do evento.