Maria João Ramos, Vice-Reitora da U.Porto, e Manuel Pizarro, Vereador da Câmara Municipal do Porto, receberam a distinção em Bruxelas, durante a “European Summit on Digital Innovation for Active and Healthy Ageing”.

A Área Metropolitana do Porto foi distinguida pela Comissão Europeia com o título de Sítio de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável, no âmbito da cimeira internacional “European Summit on Digital Innovation for Active and Healthy Ageing”, que decorreu em Bruxelas, a 6 e 7 de dezembro de 2016.

A distinção é consequência direta do trabalho realizado pelo Porto4Ageing, o Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável coordenado e promovido pela Universidade do Porto e pela Câmara Municipal do Porto.

Em resposta à convocatória para candidaturas a sítios de referência no âmbito da European Partnership on Active & Healthy Ageing (EIP-AHA), a Área Metropolitana do Porto, através do Centro Porto4Ageing, foi classificada como Sítio de Referência em Envelhecimento Ativo e Saudável de duas estrelas, numa escala que tem as quatro estrelas como pontuação máxima. O Porto é apenas a segunda região nacional a receber esta certificação, entre um total de 74 cidades ou regiões europeias que mereceram esta distinção.

O prémio foi entregue a Maria João Ramos, Vice-Reitora para Investigação e Desenvolvimento da Universidade do Porto e a Manuel Pizarro, Vereador da Câmara Municipal do Porto responsável pelo Pelouro da Habitação e Ação Social, pelo Comissário Europeu Günther Oettinger, responsável pelas pastas da Economia e Sociedade Digitais, e pelo Presidente do Comité Europeu das Regiões, Markku Markkula.

Recorde-se que o Porto4Ageing tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando os diversos atores regionais que trabalham e que têm interesse nesta área, contando já com mais de 90 instituições parceiras de quatro distintos perfis: universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria. Para além da Universidade e da Câmara Municipal do Porto, o consórcio tem entre os seus parceiros a CCDR-N, a Área Metropolitana do Porto, o Centro Hospitalar São João, o Centro Hospitalar do Porto, o IPO, a Santa Casa de Misericórdia, a Escola Superior de Saúde Santa Maria e diversas ordens profissionais (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas), entre muitos outros.