O “European Business School Ranking” baseia-se nos dados dos quatro rankings publicados pelo FT ao longo do ano, nas categorias de MBA Full-time, MBA Executivo, Mestrado em Gestão e Formação para Executivos. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

A Porto Business School, escola de negócios da Universidade do Porto, figura, pelo sétimo ano consecutivo, no topo do “European Business School Ranking”, ocupando o 62.º lugar entre as melhores escolas de negócios europeias, de acordo com o ranking elaborado pelo prestigiado jornal britânico Financial Times (FT).

Na lista agora publicada, e que avalia as escolas de negócios em cinco categorias – Mestrados em Gestão, MBA full-time, MBA Executivo, Formação para Executivos Aberta e Formação para Executivos Customizada (programas criados à medida das necessidades das empresas), o MBA Executivo da Porto Business School ocupa a 59.ª posição, sendo que, no que diz respeito à categoria “Executive Education”, os programas “Open Executive Education” e “Custom Executive Education” da Porto Business School, ocupam os 34.º e 36.º lugares, respetivamente, neste ranking.

Para Ramon O’Callaghan, Dean da Porto Business School,“esta é mais uma evidência da qualidade e impacto do trabalho desenvolvido pela Escola, ao longo dos últimos  30 anos, desenvolvendo as competências necessárias para que indivíduos e organizações façam a mudança acontecer”.

Ramon O’Callaghan, reforça ainda a importância da presença da Escola neste ranking, como confirmação, de forma continuada e consistente, da qualidade dos programas que a Porto Business School oferece, sublinhando também “a elevada qualidade da formação para executivos em Portugal – as principais escolas de negócios em Portugal estão no top 100 do mundo – o que, em termos proporcionais, considerando o rácio entre o número de escolas de negócios no top mundial por país e a sua população, faz de Portugal um dos países com maior representatividade neste ranking”.

Recorde-se que a Porto Business School foi recentemente condecorada com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República, como reconhecimento pelo seu papel pioneiro, pela sua contribuição para a sociedade portuguesa e impacto na gestão do tecido empresarial do país, nos últimos 30 anos.

O Financial Times (FT) European Business School Ranking baseia-se nos dados reunidos nos quatro rankings mundiais publicados pelo FT ao longo do ano, resultantes da ponderação de diferentes percentagens: MBA Full-time (25%), MBA Executivo (25%), Mestrado em Gestão (25%), Formação para Executivos: Open e Custom (25%). De acordo com o FT, apenas 200 pontos separam as escolas que ocupam as posições cimeiras, das que ocupam o fundo da tabela. Para o ranking de FT, a análise estatística classifica as escolas em três grandes clusters (grupos) – o top das 12 melhores, as escolas que ocupam o meio da tabela (68 escolas, nas quais se incluem as quatro escolas portuguesas) e últimas 15 escolas da tabela – sendo que, de acordo com a publicação, dentro de cada um destes grupos, as diferenças de classificações entre as escolas não são estatisticamente relevantes.