Novas instalações Porto Business SchoolAs novas instalações da Porto Business School, escola de negócios da Universidade do Porto, inauguradas em dezembro de 2013, acabam de receber a certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design na categoria GOLD, certificação concedida pelo United States Green Building, que define as boas práticas internacionais de sustentabilidade ambiental e avalia o desempenho dos edifícios ao nível da energia, água, impacto local, materiais e resíduos e qualidade do ambiente interior. A Porto Business School é agora a primeira escola portuguesa, e a segunda da península ibérica, a atingir este nível de certificação, juntando-se a um número restrito de escolas internacionais como Harvard, MIT, Columbia e Stanford.

“Pautado pela modernidade e inovação, o novo edifício é sinónimo de mudança da própria escola. O nosso posicionamento internacional, na Porto Business School, exige que estejamos na vanguarda a todos os níveis. Até agora, existiam apenas quatro edifícios com certificação LEED em Portugal. A Porto Business School é assim a primeira escola portuguesa e o maior edifício escolar da Europa com esta certificação, de extrema importância para o reforço do prestígio junto da comunidade nacional e internacional”, realça Nuno de Sousa Pereira, dean da escola.

As questões de sustentabilidade e de eficiência definiram as opções no desenho dos espaços – interior e exterior – e influenciaram algumas das escolhas no projeto de arquitetura e no decurso da obra. A título de exemplo, a criação de um lago artificial permite a recolha de águas pluviais e o aproveitamento de água de um curso natural existente no terreno, permitindo alcançar uma poupança total de água para rega de cerca de 70% e evitando custos com irrigação de cerca de 6,5 mil euros/ano. A seleção de equipamentos sanitários de baixo consumo e o reaproveitamento de águas dos lagos para descargas sanitárias resultam na redução de 55% do consumo de água potável nos sanitários. Estas duas medidas combinadas permitem reduzir drasticamente o consumo de água potável.

Os lagos têm também um papel importante na minimização do impacto no ambiente circundante. Ao permitir a gestão das águas pluviais, através da drenagem das águas, minimiza-se a ocorrência de inundações nas ruas e edifícios vizinhos. O edifício ocupa apenas 50% da área do site, sendo os restantes 50% constituídos por um parque, com todas as mais-valias que um espaço verde traz a um Centro Urbano.

Entre as várias medidas adotadas, contam-se também a instalação de sistemas de ar condicionado de máxima eficiência e sistemas de iluminação “inteligente”, que se ajustam em função da intensidade de luz natural e da ocupação do espaço. No desenho do edifício, as palas e vidros instalados constituem a melhor opção solução para controlar o calor da radiação solar, sem redução da luz natural. Estas e outras opções de projeto e equipamentos permitiram reduzir em 15% o consumo energético deste edifício, face às melhores referências internacionais para um edifício deste tipo

Os critérios da certificação LEED GOLD têm em conta a utilização eficiente dos recursos não renováveis e também a minimização dos impactos ambientais no local onde se insere. A escolha de materiais reciclados, de origem local, e produtos sem químicos nocivos, bem como a reciclagem ou reaproveitamento de mais de 90% dos resíduos produzidos com a obra, são outro dos aspetos tidos em conta pela LEED – Leadership in Energy & Environmental Design, que garantiram à escola a certificação na categoria GOLD

A Porto Business School pretende ser uma referência nas questões de mobilidade e sustentabilidade ambiental, sendo que a localização escolhida favorece a utilização de transportes públicos. A acrescentar a isto, o projeto contempla lugares para bicicletas protegidos de intempéries, e espaços para carros com baixo índice de emissão de CO2.

As novas instalações da Porto Business School resultam de um investimento de 15 milhões de euros e o projeto é co-financiado pela União Europeia, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013, ao abrigo do programa ON.2 – O Novo Norte. Os fundos comunitários do QREN resultam em 80% financiamento do projeto, correspondente a cerca de 11 milhões de euros.