Carlos Palhares, Nuno de Sousa Pereira (dean da PBS) e João Dias da Silva

João Dias da Silva, docente e responsável pela área da acreditação e melhoria contínua, e Carlos Palhares, antigo estudante de MBA da Porto Business School, a Escola de Negócios da Universidade do Porto, conquistaram lugares cimeiros em duas competições internacionais promovidas pela AMBA – Association of MBAs, instituição de acreditação internacional de MBAs.

João Dias da Silva respondeu ao desafio da AMBA e da Business Leadership Review e conquistou o segundo lugar no “Business Leadership Review Case Study Competition” ao abordar o tema “Leadership in Emerging Markets”. O caso premiado, intitulado “Ricardo Semler: Happily Superfluous”, será publicado na primeira Business Leadership Review Case Collection no final deste ano.

A esta competição, cujo propósito é o incentivo ao desenvolvimento de casos reais sobre a liderança nos mercados emergentes, concorreram mais de  65 casos de estudo com origem em escolas de negócios de todo o mundo.

Já Carlos Palhares conquistou um lugar entre os quatro finalistas no “Entrepreneurial Venture Award 2012”, um prémio que visa premiar casos de sucesso de empreendedorismo. Carlos Palhares apresentou o caso da sua empresa, MecWide, um projeto empresarial lançado  durante a frequência do MBA Executivo na Porto Business School. A MecWide dedica-se à prestação de serviços de manutenção industrial para os setores de oil and gas, tendo conseguido desde o seu arranque, há aproximadamente três anos, alcançar um volume de negócios que ascenderá este ano a cerca de 18 milhões de euros e com atividade direcionada para os mercados externos.

A Porto Business School foi a única escola de negócios portuguesa a conseguir apurar-se para o elenco de finalistas nestas competições, onde também marcaram presença o INSEAD (França), a Cass Business School (Reino Unido) ou a HEC Montréal. Os premiados foram anunciados durante a gala comemorativa do 45.º aniversário da AMBA, realizada no passado dia 18 de outubro, el Londres.

Recorde-se que a Porto Business School é uma das únicas escolas de negócios portuguesas com dois MBAs acreditados internacionalmente – pela AMBA e pela European Foundation For Management Development (EFMD).