Porto Business School

Acordo prevê a oferta de um programa exclusivo para gestores de empresas  portuguesas. (Foto: Porto Business School)

A Porto Business School e o IMD – International Institute for Management Development (Lausane, Suíça) acabam de formalizar um acordo de colaboração que visa a cooperação em várias áreas de atuação, na formação e desenvolvimento de executivos.

O acordo, assente numa estreita relação de sinergia estabelecida entre as duas escolas, prevê a participação da escola de negócios da Universidade do Porto enquanto única entidade, em Portugal, a trabalhar em parceria com o IMD World Competitiveness Centre, na investigação que serve de base ao IMD World Competitiveness Yearbook. Trata-se de um relatório anual que referencia a performance de 62 países, com base na avaliação de mais de 300 critérios, e na análise de diversas vertentes de competitividade. A informação produzida neste documento – que analisa, em profundidade, o desempenho global, o ambiente de competitividade, os pontos fortes e fracos e a evolução de cada país a este nível – serve de base ao World Competitiveness Ranking do World Economic Forum.

No âmbito do acordo, a Porto Business School compromete-se ainda a promover a oferta de um programa exclusivo, em colaboração com o IMD, para empresas portuguesas – o OWP (Orchestrating Winning Performance) for Portugal. Este programa tem por base o OWP do IMD, mas apresenta diferentes abordagens de acordo com realidades e necessidades das empresas nacionais. O OWP for Portugal será lecionado quer na Porto Business School, quer no IMD. A par disso, o OWP for Portugal está integrado, como módulo opcional, no Programa Avançado de Liderança e Programa Avançado de Gestão da Porto Business School.

A coopoerçaõa entre as duas instituições prevê ainda a colaboração com o IMD Global Family Business Centre, no desenvolvimento de programas conjuntos e investigação na área das empresas familiares, em Portugal.

“Um acordo desta natureza, com uma das melhores escolas de negócios do mundo, reforça o posicionamento e reconhecimento da nossa escola. Acredito que esta relação terá um impacto muito positivo na Porto Business School e nos nossos clientes, mas também no tecido empresarial português, em geral”, destaca Ramon O’Callaghan, Dean da Porto Business School, sobre uma colaboração que “vai permitir-nos enriquecer o nosso portfólio de produtos e serviços e oferecer, assim, uma maior experiência internacional aos nossos parceiros”.

Já segundo Dominique Turpin, presidente do IMD, “esta colaboração é muito significativa para ambas as escolas e irá beneficiar a nossa cooperação para a competitividade, para as empresas familiares e para a liderança global. Estamos muito satisfeitos por trabalhar em conjunto com a Porto Business School e alargar a rede do IMD em Portugal”.

Com sede na Suíça, o IMD afirma-se 100% focado no “mundo real” dos executivos. Por ano, mais de 8.000 executivos, provenientes de 98 países participam em programas do IMD. Nos últimos anos, a escola tem-se mantido, consistentemente, no topo dos rankings: é número 1, a nível mundial, na Formação para Executivos (pelo Financial Times 2008-2015) e número 1 em programas abertos em todo o mundo pelo Financial Times 2012, 2013, 2014 e 2015).