“Leonardo da Vinci – As invenções do génio” está aberta ao público até 31 de julho, na Alfândega do Porto.

Até 31 de julho estão em exposição na Alfândega do Porto 64 réplicas de invenções de Leonardo da Vinci. Depois de ter passado por  várias cidades da Europa, pelos Estados Unidos, pela América do Sul e também pela Ásia, a exposição itinerante “Leonardo da Vinci – As invenções do génio” acaba de chegar ao Porto. A exposição reúne máquinas e engenhos, bem como representações de obras, desenhos e outros protótipos inventados por aquele que é considerado como um dos maiores génios da inovação, criatividade, ciência e tecnologia.

Comissariada por Eduardo Souto de Moura e dirigida por Paula Paz Dias Ferreira, a exposição conta com Manuel Sobrinho Simões e Rosário Gamboa, como membros da comissão científica. Num total de 2 mil metros quadrados, os visitantes podem conhecer a vida e obra de Leonardo Da Vinci, numa apresentação interativa e dinâmica que conta com 60 protótipos e 20 reproduções.

Do programa de atividades fazem parte as Tertúlias Leonardinas, estando a segunda agendada para dia 26 de maio, sexta-feira, na Alfândega do Porto. “Arquitetura, Arte e Liderança” está marcada para as 19h00 e conta com Eduardo Souto Moura (vencedor Pritzker Prizer 2011 e antigo estudante e professor na Faculdade de Arquitetura da U.Porto), Joe Berardo (presidente do Museu Berardo), Rosário Gambôa (Presidente do Instituto Politécnico do Porto), Carlos Gomes da Silva (Presidente da Galp) e Manuel Casimiro (Artisita Plástico). Fátima Campos Ferreira, apresentadora do Programa Pós e Contras na RTP, é a moderadora da sessão.  As inscrições são gratuitas mas obrigatórias através do [email protected].

Leonardo Da Vinci, além de artista plástico, foi inventor prolífico, sendo autor de instrumentos musicais, bombas hidráulicas, canhões, pontes e um sem número de máquinas voadoras. A exposição agora na cidade do Porto é, precisamente, um percurso sobre a vida e obra de um dos maiores génios da inovação, da criatividade, da ciência e da tecnologia de todos os tempos, desenvolvida por áreas temáticas diferenciadas como o Renascimento, as Máquinas de Voo, a Pintura, os Estudos da Hidráulica, da Engenharia Militar e do Urbanismo, entre outros.

A exposição “Leonardo da Vinci – As invenções do génio” conta com o alto patrocínio da U.Porto e está aberta todos os dias úteis das 10h às 18h e, aos fins de semana e feriados, das 10h às 19h. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.