O alvo está identificado: jovens estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, investigadores e profissionais nas áreas de visão computacional e inteligência artificial. E o objetivo também: aprenderem mais sobre a aplicação de conceitos fundamentais de visão computacional e inteligência artificial em cenários reais. Essa é a proposta da edição 2014 da VISion Understanding and Machine intelligence (visum) Summer School, uma iniciativa promovida pelo INESC TEC, em colaboração com a Universidade do Porto e a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Depois do sucesso da primeira edição, que juntou quase três dezenas de alunos oriundos de 13 países em 2013, esta Escola de Verão volta a oferecer aos participantes a oportunidade de descobrirem conceitos fundamentais de visão computacional e inteligência artificial em cenários reais. A visum realiza-se de 3 a 10 de julho na FEUP.

“Na visum os alunos poderão conhecer como funcionam os sistemas de visão e processamento inteligentes de um drone, como podemos mapear a informação adquirida de um kinect para imprimir um modelo em miniatura através de uma impressora 3D ou como analisar objetos em imagens digitais como por exemplo os algoritmos de reconhecimento de faces utilizado pela Google ou Facebook”, refere a organização do evento.

O programa da Escola de Verão é composto por sessões de formação em áreas fundamentais, em áreas industriais e em áreas de aplicação, para além de sessões práticas e uma sessão de apresentação de posters. Este ano, os alunos terão a oportunidade de aprender com alguns dos especialistas internacionais reconhecidos mundialmente, como Cristian Sminchisescu (Universidade de Lund, Suécia), Vincent Lepetit (Universidade de Tecnologia Graz, Aústria), Juergen Sturm (Universidade Técnica de Munique, Alemanha) e Russell Beale (Universidade de Birmingham, Reino Unido).

O painel de oradores inclui ainda nomes portugueses, como Jaime Cardoso (INESC TEC e FEUP), Hugo Proença (Departamento de Ciências dos Computadores, Universidade da Beira Interior) e André Marçal (do INESC TEC e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). A sessão na área da indústria conta também com nomes de peso: Siemens S.A., E-Commerce Sonae MC, Albatroz, que vão dar a conhecer o potencial industrial das práticas e das tecnologias nas áreas da visão computacional e inteligência artificial.

Ainda segundo a organização do evento, “além de se pretender a criação de um palco de troca de conhecimentos ao mais alto nível para o enriquecimento do programa de conhecimento estrutural nacional, é também objetivo da visum enaltecer a importância dos trabalhos desenvolvidos em ambiente académico com utilidade para a economia e vice-versa. De acrescentar que a diversidade cultural deste evento pretende também introduzir trocas de experiências face às diferentes realidades dos participantes”.

As candidaturas à  visum 2014 decorrem até 14 de março.

[Ver Vídeo sobre a edição 2013 da visum]