O curso arranca a 12 de abril e as sessões decorrem semanalmente no Centro de Investigação Médica da FMUP.

Melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crónicas. É este o principal objetivo do curso “Assumir o Controlo da Sua Saúde”,  promovido pela Cátedra de Medicina da Dor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Durante seis semanas, e com o apoio de dois formadores certificados, os pacientes terão oportunidade de contactar com várias dinâmicas e estratégias que visam reduzir as limitações que são impostas pelas suas doenças crónicas.

Além de explorar questões como o uso adequado de medicamentos no contexto especifico das doenças crónicas, a formação – baseada num programa desenvolvido na Universidade de Stanford – abordará temas como a alimentação saudável, o controlo de emoções e a importância da atividade física. O curso integra, ainda, uma componente destinada a melhorar a comunicação dos pacientes com familiares, amigos e profissionais de saúde.

“Esta formação tem tido resultados positivos em doentes que sofrem de patologias crónicas”, explica José Castro Lopes, responsável pela cátedra de dor da FMUP. “Além de melhorias na capacidade de executar atividades sociais e domésticas, os participantes deste programa apresentam menores níveis de depressão e de frustração. Foram também registados resultados positivos no que diz respeito ao controle da dor e nos níveis de confiança.”, refere o especialista.

O curso “Assumir o Controlo da Sua Saúde” arranca a 12 de abril e as sessões decorrem semanalmente no Centro de Investigação Médica da FMUP.

A inscrição na formação é gratuita, mas limitada a às vagas disponíveis. As inscrições e pedidos de esclarecimento devem ser realizados através do e-mail [email protected].