Elvira Fortunato | The future of (green) electronics | Ep 14

O Future of Computing, organizado pelo UPTEC, é o maior evento sobre o futuro da computação realizado em Portugal. De 25 a 29 de junho de 2018, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto recebeu os maiores especialistas de todo o mundo para discutir a evolução e perspetivas futuras da computação. A primeira edição do Future of Computing juntou mais de 150 pessoas de 10 países diferentes.

No dia 28 de junho, o Future of Computing dedicou-se maioritariamente à computação química. Os participantes ouviram falar de novas formas de computar e processar informação.

O quarto dia do Future of Computing ficou ainda marcado pela palestra “The future of (green) electronics”, de Elvira Fortunato. A cientista portuguesa pioneira mundial na eletrónica de papel lidera a equipa de investigação do Cenimat, que foi distinguida pela importante descoberta de um transístor em papel. Em 2018, Elvira Fortunato recebeu uma bolsa do European Research Council no valor de 3,5 milhões de euros, o prémio mais elevado alguma vez atribuído a investigadores em Portugal.