Imagens expostas ilustram meio século de trabalho do ESO

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) abre  ao público a partir desta quarta-feira, 10 de outubro, a exposição “Um Universo Deslumbrante”, integrada nas celebrações dos 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Patente no edifício do Planetário do Porto/CAUP, esta exposição reúne 50 imagens visualmente deslumbrantes, resultantes do trabalho desenvolvido pelo ESO ao longo de meio século. O visitante pode assim descobrir o Cosmos captado nos diferentes observatórios do Observatório, situados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra.

A galeria está em exibição em vários países da Europa. Em Portugal, país-membro de pleno direito do ESO desde 2001, a exposição resulta de uma parceria entre o CAUP e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL).

A inauguração oficial da exposição está marcada para as 10 horas desta quarta-feira e será presidida pela Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite. Após este momento inaugural, a exposição vai estar patente no Planetário do Porto até 24 de novembro de 2012, Dia Nacional da Cultura Científica.

Como complemento da exposição, todas as quintas-feiras pelas 21h haverá, alternadamente, observação astronómica com telescópio ou palestras apresentadas por membros do CAUP.

Depois da passagem pelo Porto, a exposição ruma a Lisboa, estando de 8 de fevereiro a 5 maio de 2013 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, e posteriormente no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

Mais informações na página da exposição, ou no Facebook.