O Eclipse Solar será visível no dia 21 de agosto, junto à Piscina das Marés, em Leça da Palmeira.

No dia 21 de agosto, segunda-feira, a Lua vai tapar o Sol. Este eclipse solar, que será total na parte central dos E.U.A., será observável em Portugal apenas ao anoitecer. O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva promove, a partir das 19h30, na Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, uma sessão de observação para o público, através de telescópios com filtros apropriados para observar o fenómeno.

Quanto mais para sul e para o litoral, maior será a percentagem do sol oculto. O eclipse someça por volta das 19h44 (hora local) e atinge o máximo pelas 20h20. Em Bragança, a Lua tapa 14 por cento do disco solar, no Porto pouco ultrapassa os 15 por cento, em Lisboa chega aos 19 por cento, enquanto em Faro alcança quase 22 por cento do disco solar oculto. Nos Açores, a Lua começa a tapar o Sol por volta das 18h35 (hora local), com cerca de 28 por cento do disco solar oculto às 19h25, terminando por volta das 20h12 (pouco antes do anoitecer). O local de Portugal onde o Sol apresenta mais cobertura será a Região Autónoma da Madeira, com o eclipse a começar pelas 19h48, alcançando uma ocultação de cerca de 33 por cento às 20h35.

Os mais curiosos podem juntar-se na zona da Praia de Leça da Palmeira e assistir, gratuitamente, ao eclipse solar. Este fenómeno astronómico só é possível ver com os filtros adequados.

Mais informações em www.planetario.up.pt/eventos/eclipse17/.